EnglishEspañolPortuguês

MAMÍFERO AMEAÇADO

Baleia-azul faz rara aparição em frente a observadores 

"Isso foi como um pequeno presente da mãe natureza", disse naturalista sobre o avistamento 

10 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sara Fleming/Cape Ann Whale Watch

Um dos animais mais impressionantes da natureza, a rara e gigantesca baleia-azul, fez duas aparições consecutivas em um raro avistamento.

O Cape Ann Whale Watch, um grupo de turismo com sede em Gloucester, Massachusetts, usou o Facebook na segunda-feira para compartilhar imagens de um dos dois avistamentos de baleias-azuis naquele dia. “Conseguimos ver este ‘maior animal do nosso planeta’ em ambas as nossas viagens hoje”, escreveu o grupo junto a filmagens da baleia-azul esguichando água e emergindo na superfície.

As baleias-azuis são de fato os maiores animais da Terra, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), que relata que no Atlântico Norte e no Pacífico Norte, as baleias-azuis podem crescer até cerca de 27 metros e pesam mais de 45 toneladas.

A NOAA observa que as baleias-azuis são encontradas em todos os oceanos, exceto no Ártico, geralmente migrando conforme a estação entre alimentação no verão e reprodução no inverno. O Cape Ann Whale Watch observou que aparições de baleias-azuis são incrivelmente raras na região, acreditando que não houve uma ocorrência conhecida em duas décadas.

“Esta baleia não é comum em nossas águas de forma alguma”, escreveu o grupo, acrescentando, “Acredito que a última vez que ouvimos falar de um avistamento de baleia-azul em nossas águas foi há mais de 20 anos.”

A reação ao ver a baleia-azul foi muito emocional, segundo o grupo, “Nosso naturalista chorou e mal conseguia falar”, escreveram, acrescentando, “Os estagiários também ficaram emocionados e estavam totalmente impressionados.”

As baleias-azuis estão listadas como ameaçadas de extinção sob a Lei de Espécies Ameaçadas e são protegidas pela Lei de Proteção de Mamíferos Marinhos, de acordo com a NOAA, que observa que isso levou a um aumento populacional em todo o mundo.

A caça comercial de baleias foi uma grande ameaça à espécie ao longo do século XX antes dessas proteções serem instauradas. De acordo com a NOAA, as principais ameaças que as populações de baleias-azuis atualmente enfrentam são colisões com embarcações e emaranhamento em equipamentos de pesca.

Durante as viagens consecutivas de observação de baleias na segunda-feira, o Cape Ann Whale Watch relatou ter visto várias espécies de vida selvagem além da baleia-azul, incluindo um pequeno grupo de botos, baleias-jubarte, baleias-fin, muitos enormes tubarões-frade e um grupo de golfinhos-comuns.

“Meu principal objetivo no barco é fazer as pessoas se interessarem pela natureza”, disse Christina McMahon Foley, naturalista sênior do Cape Ann Whale Watch, à ABC News. “E isso foi como um pequeno presente da mãe natureza”, ela disse sobre o avistamento da baleia-azul.

    Você viu?

    Ir para o topo