É uma imagem majestosa e ao mesmo tempo terrível. Uma baleia-azul de 21 metros apareceu morta na costa norte da Califórnia (próximo de Fort Bragg, condado Mendocino) na segunda-feira à noite. O seu corpo teria sido levado pelo mar, após ter sido atingida por um navio e morrido.
O corpo foi encontrado horas depois de um navio ter comunicado que tinha atingido uma baleia, a algumas milhas daquele local.
A baleia apresentava dois golpes, um deles suficientemente profundo para ir até à sua coluna vertebral, segundo indicaram especialistas.
É raro baleias-azuis serem encontradas naquela região costeira dos Estados Unidos. No entanto, o mesmo acontecera há apenas cerca de uma semana com outra baleia azul, também atingida por um navio.
O último registrado de uma baleia-azul dar à costa da Califórnia data de 2007. Normalmente as baleias costumam permanecer mais afastadas da costa, em águas mais profundas.
Durante esta época do ano, algumas baleias-azuis costumam alimentar-se nas águas da zona norte e centro da Califórnia, antes de migrarem para outras regiões.
Os maiores animais que já existiram
As baleias-azuis são os maiores animais de que há conhecimento terem existido. São mamíferos que podem ulptrapassar 30 metros de comprimento e 172 toneladas de peso.
Até o início do século, as baleias-azuis eram abundantes em todos os oceanos, mas a sua caça exaustivafez com que chegassem ao risco de extinção, antes da criação de normas internacionais para a sua protecção, em 1966.
De então para cá, o seu número voltou a aumentar. Em 2002 calculava-se que existissem entre 5 mil e 12 mil baleias azuis em todo o mundo.
Com informações de aeiou