Vizinhos da área onde há relatos de superpopulação de coelhos, no bairro Traitu, em Araçatuba, afirmaram que foi grande a movimentação de pessoas recolhendo os animais neste fim de semana depois que um jornal local noticiou a presença dos animais.
Por enquanto, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) não vê os animais como problema de saúde pública e não planeja qualquer intervenção. Na tarde de segunda-feira (30), foram vistos apenas dois coelhos no terreno baldio, que fica na margem da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463). Uma empregada doméstica que mora na vizinhança e uma adolescente, que pediram para ter os nomes preservados, disseram que muitas pessoas chegaram de carro e levaram alguns animais.
“Teve uma mulher que estava com a filha e disse que ia recolher alguns animais para criar no sítio”, afirmou a empregada. Outra possibilidade para a aparente queda na quantidade dos animais, cujo número foi estimado em mais de 100 no sábado, é que o terreno é interligado, por uma galeria, com uma área verde. A tubulação no local pode ser usado para a circulação e como esconderijo dos coelhos.
No local há água e vegetação em abundância, assim como morros para tocas. A artesã Ângela Aparecida de Almeida, 40 anos, afirmou que o terreno se transformou em ponto turístico. “Pessoas de carro e moto também têm parado para ver os coelhos.”
Fonte: Folha da Região