O raro avistamento de um cervo sul andino macho, espécie em perigo de extinção desde 1973, reacendeu a esperança de ambientalistas de encontrar mais animais. O cervo foi visto durante uma expedição científica da Rewilding Chile, na área do futuro Parque Nacional Cabo Froward, no extremo sul do continente americano.
O Parque Nacional Cabo Froward está localizado em uma área de conservação do Corredor Nacional Huemul, iniciativa para proteger a espécie criada pela Rewilding Chile e Ministério da Agricultura, por meio da Corporação Florestal Nacional e do Serviço Agrícola e Pecuário.
De acordo com a Fundação Rewilding Chile, restam 1.500 cervos entre o Chile e a Argentina. A espécie em perigo de extinção pode viver até 14 anos, atingindo 1,50 metros de comprimento e até 90 centímetros de altura na fase adulta.
Cristián Saucedo, responsável pela Rewilding Chile, explica que o cervo sul andino é uma das 20 espécies de mamíferos identificadas como prioritárias no mundo para liderar a restauração dos ecossistemas.
“Esta filmagem aconteceu depois de mais de sete expedições, ainda não tínhamos tido a possibilidade de ter o registo de um huemul e de alguma forma esse jovem animal representa, digamos, a ponta do iceberg no sentido de que vem claramente de outra subpopulação presente na área”.