A temporada de observação das baleias jubarte na Bahia normalmente inicia a partir da segunda quinzena de julho, mas as primeiras baleias já foram avistadas no Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, próximas à costa. Como acontece todos os anos nessa época, as baleias jubarte trocam as águas gélidas do continente antártico pelo litoral brasileiro, onde permanecem até a segunda quinzena de outubro. O motivo desta longa viagem é a procura por águas mais quentes e tranquilas para se reproduzirem.
Durante este período é possível observar estes gigantescos mamíferos de perto. Trata-se do chamado “turismo de observação”, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade é Morro de São Paulo. A presença destes enormes mamíferos é um verdadeiro espetáculo e seus movimentos e acrobacias encantam quem as observa. Além do temperamento dócil, que permite a aproximação, as jubarte possuem um desenvolvido sistema de vocalização, que parece uma sofisticada sinfonia. Para ouvir esses sons, utiliza-se um “hidrofone”, aparelho que capta os sons propagados somente embaixo d´água.
Mas para que este tipo de turismo seja exercido corretamente, sem prejudicar o comportamento das baleias, é necessário seguir algumas normas e cuidados. Por isso, antes da saída a mar aberto é realizada uma rápida palestra para expor aos turistas as normas e procedimentos. Na Bahia, o órgão que fiscaliza este tipo de turismo, é o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que desenvolve além de pesquisas científicas, trabalhos que visam a preservação da espécie. Em Morro de São Paulo, a operadora Rota Tropical faz saídas diárias com cerca de quatro horas de duração, onde é possível ver e escutar as baleias.
Fonte: Jornal da Mídia