EnglishEspañolPortuguês

ESTADOS UNIDOS

Avestruz morre em zoo após ingerir chaves de funcionário

Veterinários verificaram a possibilidade de realizar uma cirurgia para retirar o objeto, mas ela teve que ser sacrificada 

25 de abril de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Brea Schmidt | Topeka Zoo

Uma avestruz chamada Karen morreu na semana passada no Zoo de Topeka, nos Estados Unidos, após pegar e engolir as chaves de um funcionário. Ela tinha cinco anos de idade e foi levada ao zoológico em março de 2023.

Os funcionários disseram que Karen estendeu o pescoço para fora de seu recinto na semana passada para pegar as chaves antes de engoli-las. Os membros da equipe consultaram rapidamente especialistas para ver se poderiam remover as chaves de maneira cirúrgica ou não cirúrgica, mas Karen teve que ser sacrificada.

O episódio é um lembrete de como os zoológicos não são o lugar ideal para os animais viverem. Muitos entram em contato e ingerem objetos que pode matá-los, como no caso do golfinho de 40 anos que morreu após ingerir algas falsas em um zoo na Suécia.

Karen fazia parte da exposição Girafa & Amigos, que permite aos visitantes interagir com os animais, considerado uma irresponsabilidade, pois poderia causar um acidente do mesmo tipo cedo ou tarde.

O zoológico declarou que está conduzindo uma investigação completa sobre as circunstâncias que levaram à morte de Karen e estão tomando “ações apropriadas” em relação ao membro da equipe envolvido.

Nota da Redação: o aprisionar animais em zoos para entretenimento humano é cruel, covarde e desumano. Negar a liberdade a esses animais confinados em espaços limitados e inadequados compromete o bem-estar emocional e físico de todos eles. Uma afronta ao princípio fundamental de que os animais têm o direito intrínseco de viverem livres em seus habitats naturais. É fundamental que essas instituições sejam abolidas para contribuir na construção de um mundo mais ético e sustentável.

    Você viu?

    Ir para o topo