EnglishEspañolPortuguês

Aves usam sons específicos para “dizer” que têm fome

31 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Espécie Ploceus Jacksoni foi identificada em 2005 (Foto: Reprodução/Ciência Hoje)

Da mesma forma que os bebês humanos choram para “avisar” que têm fome, as crias de aves da espécie Ploceus jacksoni emitem um som específico para alertar os pais que precisam de se alimentar, revelaram investigadores da Alemanha e da Suíça, que chegaram a esta conclusão depois de estudarem uma colônia destas aves no Lago Baringo, no Quênia.

Segundo um artigo publicado na  revista “BMC Ecology”, as crias famintas têm códigos próprios para comunicarem com os seus progenitores e estes  conseguem interpretar os sons, percebendo em que momento os seus filhos querem comida e até que ponto estão famintos.

Embora os cientistas já soubessem que as aves são capazes de distinguir os seus descendentes pelos sons que emitem, mesmo que estejam envolvidos por outros animais, o que lhes permite identificá-los quando retornam ao ninho com alimento, desconheciam esta especificidade.

Para realizar este estudo, as crias de Ploceus jacksoni foram retiradas dos ninhos temporariamente. Foram instalados câmaras e microfones que registaram o seu comportamento e os sons que produziam.

Segundo Hendrick Reers, principal autor desta investigação, foram detectadas duas partes distintas nas chamadas de atenção das crias desta espécie. Primeiro emitiam um som semelhante a um apito e depois uma espécie de vibração.

Quando não queriam comer, ambas os momentos eram ligeiramente diferentes, dependendo de cada pássaro, o que permitia às mães identificarem os seus filhos.  À medida que iam ficando com fome, as crias modificavam a duração, o tom e a amplitude dos sons, tornando-os cada vez mais fortes.

Fonte: Ciência Hoje

Você viu?

Ir para o topo