Cerca de 16 aves silvestres foram apreendidas em cativeiro e outras duas em alçapões na terça-feira (1º), em um sítio no bairro Ribeirão dos Índios, em Marília (SP). De acordo com informações da Polícia Ambiental, o local foi descoberto após uma denúncia da entrada de bois em uma área de preservação.
No local, os policiais encontraram um canário da terra e um coleirinho nos alçapões, utilizados como iscas para apreender outros pássaros. Mais quatro canários, 12 coleiririnhas e um bigodinho também foram localizados nas gaiolas. Dois alçapões, além de 11 gaiolas comuns e uma outra utilizada para caça, foram apreendidos e destruídos.
Segundo a polícia, um laudo de um veterinário apontou que as aves haviam sido capturadas recentemente e o delegado determinou a soltura de todas. O proprietário da casa passou mal durante o atendimento da ocorrência e a multa deve ser aplicada na manhã desta quarta-feira (2).
Outra ocorrência
Já em Espírito Santo do Turvo, a Polícia Ambiental atendeu ontem uma denúncia de caça em uma fazenda no Bairro Macaco. No local, os policiais encontraram um homem caçando com auxílio de dois cães e uma espingarda cartucheira. Ele já havia matado três perdizes, aves nativas.
O homem foi multado em R$ 15 mil e a delegada responsável pelo caso ainda determinou a prisão do suspeito por porte ilegal de arma. O caçador foi encaminhado para a cadeia de São Pedro do Turvo.
Fonte: G1