Cem pássaros silvestres foram apreendidos em cativeiros na tarde desta segunda-feira (23) durante uma operação da Polícia Militar Ambiental na região de Ribeirão Preto (SP). Segundo a polícia, entre as aves estavam duas espécies que correm risco de extinção – o curió e o azulão. Foram elaborados setes autos de infração e aplicadas multas no total de R$ 76 mil. No entanto, ninguém foi preso. Os animais passarão por avaliação.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, os cem pássaros silvestres foram encontrados em Ribeirão Preto, Sertãozinho (SP), Brodowski (SP) e Serrana (SP). “As diligências foram realizadas pela região, na maioria, por denúncias anônimas”, explica o tenente Rodrigo Antonio dos Santos.
O tenente informou que a principal apreensão aconteceu em uma casa no bairro Arlindo Laguna, em Ribeirão Preto. “Neste local encontramos 54 pássaros. Pela quantidade, acreditamos que seja um local de comercialização dos animais, mas não podemos afirmar nada por enquanto”, explica.
Entre as aves apreendidas, segundo Santos, havia dois exemplares ameaçados de extinção. “Foram capturados canários, pássaros-pretos, soldadinhos, tico-ticos, entre outros. Mas o que chamou mais atenção foram o curió e o azulão, que são animais que correm risco de extinção”, diz.
Sete autos de infração por porte ilegal de animal silvestre foram elaborados, além da aplicação de R$ 76 mil em multas. Ninguém foi preso.
As aves foram recolhidas e passarão por avaliação de veterinários e de biólogos. Segundo o tenente, os pássaros que estiverem em boas condições serão devolvidos à natureza, já os outros serão levados ao Bosque Municipal de Ribeirão Preto.
Fonte: G1