Aves são salvas após ataque russo causar vazamento de óleo
8 de janeiro de 2026
Iryna Nazarchuk
2 min. de leitura
A-
A+
Um pássaro morto jaz coberto de óleo de girassol após um vazamento em um terminal portuário atingido por recentes ataques de mísseis e drones russos, em Odessa, Ucrânia. Foto: REUTERS/Nina Liashonok
Um voluntário retira um pássaro sem vida de uma praia varrida pelo vento em Odessa, cidade portuária do Mar Negro, onde um vazamento de petróleo — atribuído por autoridades ucranianas a ataques russos — deixou a vida selvagem lutando para sobreviver.
Odessa tem sido um alvo prioritário da Rússia desde que as tropas de Moscou invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022, mas os ataques têm se intensificado nas últimas semanas e a vida selvagem está entre as vítimas.
A Rússia não comentou o vazamento, mas já negou anteriormente que o alvo fosse infraestrutura civil.
O zoológico de Odessa está determinado a resgatar aves que sobreviveram após serem cobertas com óleo.
“As aves perdem a capacidade de se mover porque suas penas ficam cobertas. Elas não conseguem decolar nem nadar”, disse o diretor do zoológico, Ihor Biliakov, do lado de fora de um ponto de resgate para a reabilitação das aves. “Eles perdem a mobilidade e congelam muito rapidamente, porque agora está frio.”
Dezenas de aves foram vítimas de um vazamento que, segundo o governador da região de Odessa, Oleh Kiper, foi causado por ataques russos na semana passada, que danificaram tanques de armazenamento de óleo de girassol no porto de Pivdennyi.
Os pássaros grasnam indignados enquanto os voluntários os esfregam, limpando-os do óleo da ponta do bico aos pés.
Biliakov afirmou que as espécies mais afetadas foram duas espécies elegantes: o mergulhão-de-crista e o mergulhão-de-chifre.
“O mergulhão-de-crista é uma ave aquática especialmente vulnerável a esse tipo de contaminação, como o petróleo”, disse ele.
Equipes de emergência instalaram barreiras flutuantes e mobilizaram embarcações especializadas para conter o vazamento, enquanto o canal do porto foi temporariamente fechado, informou a administração.
As autoridades afirmaram que o petróleo é orgânico e se biodegradará, mas o monitoramento e os esforços de limpeza continuam para evitar maior propagação.