Especialistas da vida selvagem correm contra o tempo para resgatar os animais afetados pelo grande derramamento de óleo que atingiu Huntington Beach, na Califórnia. Milhares de aves e espécies marinhas foram afetados. Muitos animais ficaram feridos e bebês órfãos estão sendo resgatados com a ajuda de equipes da Wetlands & Wildlife Care Center.
Pelo menos quatro aves foram encontradas com o corpo completamente coberto de óleo. O processo de tratamento para esse tipo de acidente depende do grau de intoxicação e rapidez com os primeiros socorros. Felizmente, as aves, um sanderling, um american coot, um pato e um pelicano marrom foram resgatadas a tempo.
O diretor da Oiled Wildlife Care Network, o Dr. Michael Ziccardi, teme que a consequências desse derramamentos sejam profundas. “É muito melhor do que temíamos, mas esses são os estágios iniciais, pode levar dias, meses antes que vejamos e entendamos os efeitos de longo prazo do que vai acontecer”, disse em entrevista ao Daily Mail.
O profissional afirma que diariamente o centro de resgate recebe centenas de ligações de pessoas que afirmam ter encontrado animais cobertos de óleo agonizando, já a Wetlands & Wildlife Care Center criou uma linha direta de ocorrências para mapear os pontos de críticos de poluição para os resgates emergenciais.
Equipes de limpeza de emergência de emergência estão montando barreiras para evitar que o óleo se espalhe e atinja Talbert Marsh, uma reserva ecológica de 25 acres que abriga dezenas de espécies de pássaros, algumas em extinção. Estima-se que 126.000 galões de petróleo bruto poluíram as praias de Orange County depois que um oleoduto no oceano estourou no fim de semana.
O centro fica aberto 7 dias por semana, 365 dias por ano e as doações podem ser feitas em WWCCOC.org.