Cerca de 300 aves silvestres foram apreendidas na manhã desta terça (25), numa propriedade localizada no bairro Condados, em Guarapari, na Grande Vitória. Vários animais foram encontrados em alto grau de maus-tratos e outros já mortos. A ação fez parte da Operação Mutum, da Polícia Militar Ambiental, que chegou ao local por meio de denúncias.
Segundo o sargento Dilson Ravani, essa foi uma das maiores apreensões feitas no estado. “Algumas das aves são de espécies que se encontram em extinção tanto no Espírito Santo, quanto no Brasil”, relatou. Os animais não possuíam anilhas, nem registro. “Vale lembrar que cada item caracteriza um crime: a falta de licença ambiental, os maus-tratos, as mortes e outros fatos que estão sendo levantados”, salientou o sargento.
O destino que o proprietário do local dava às aves ainda é desconhecido. De acordo com informações da polícia, ele teria passado mal durante a operação, foi conduzido a um hospital e será encaminhado à delegacia.
As aves serão levadas para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Projeto Cereias), em Aracruz, na região Norte do estado.
Fonte: G1