Aves de coloração rosa foram avistadas por pedestres e ciclistas no Rio Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, durante o sábado (16/03). Apesar de serem confundidas com Flamingos, se tratam de colhereiros (Platalea ajaja), de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
“Trata-se de espécie migratória que escolheu alguns locais do rio para descanso pelo fato de o nível do leito estar baixo. Isso aumenta a oferta de alimento, principalmente matéria orgânica como pequenos peixes, por exemplo”, explicou a Semil ao Estadão.
Os colhereiros são aves de porte médio com altura que varia de 75 a 80 centímetros e pesa entre 1,2 e 1,8 quilo, sendo que os machos podem a ser um pouco maiores. Eles recebem esse nome devido ao seu bico que é longo e em formato de colher.
A espécie está presente desde a Argentina até os Estados Unidos. No Brasil, essas aves migram do Pantanal e do Rio Grande do Sul para outras regiões. Os colhereiros têm o costume de migrar após o fim do ciclo reprodutivo, que coincide com a época das secas.
Segundo Mariana Aidar, presidente do Projeto CAPA (Centro de Apoio e Proteção Animal), já é possível observar essas aves no Rio Pinheiros há algum tempo. “Já faz alguns meses que a gente vê esses colhereiros. Apareceu um casal, depois veio mais um. Hoje, já são vários ao longo do rio. É muito bacana, eles são lindos”, disse ela em entrevista ao g1.
Além disso, a espécie é considerada um indicador de qualidade da água e do ambiente. Isso porque os colhereiros são muito sensíveis e não resistem à poluição e à contaminação.