EnglishEspañolPortuguês

MIGRAÇÃO

Aves cor-de-rosa chamam atenção ao aparecer no Rio Pinheiros em São Paulo (SP)

Os chamados colhereiros são parecidos com os flamingos, mas são mais comuns na América do Sul

17 de março de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Aves de coloração rosa foram avistadas por pedestres e ciclistas no Rio Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, durante o sábado (16/03). Apesar de serem confundidas com Flamingos, se tratam de colhereiros (Platalea ajaja), de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

“Trata-se de espécie migratória que escolheu alguns locais do rio para descanso pelo fato de o nível do leito estar baixo. Isso aumenta a oferta de alimento, principalmente matéria orgânica como pequenos peixes, por exemplo”, explicou a Semil ao Estadão.

Os colhereiros são aves de porte médio com altura que varia de 75 a 80 centímetros e pesa entre 1,2 e 1,8 quilo, sendo que os machos podem a ser um pouco maiores. Eles recebem esse nome devido ao seu bico que é longo e em formato de colher.

A espécie está presente desde a Argentina até os Estados Unidos. No Brasil, essas aves migram do Pantanal e do Rio Grande do Sul para outras regiões. Os colhereiros têm o costume de migrar após o fim do ciclo reprodutivo, que coincide com a época das secas.

Segundo Mariana Aidar, presidente do Projeto CAPA (Centro de Apoio e Proteção Animal), já é possível observar essas aves no Rio Pinheiros há algum tempo. “Já faz alguns meses que a gente vê esses colhereiros. Apareceu um casal, depois veio mais um. Hoje, já são vários ao longo do rio. É muito bacana, eles são lindos”, disse ela em entrevista ao g1.

Além disso, a espécie é considerada um indicador de qualidade da água e do ambiente. Isso porque os colhereiros são muito sensíveis e não resistem à poluição e à contaminação.

    Você viu?

    Ir para o topo