Na manhã da última segunda-feira (6), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens em flagrante transportando 250 aves da fauna brasileira, sendo algumas ameaçadas de extinção, no município de Icó, no interior do Ceará.
Segundo a PRF, as aves seriam comercializadas e estavam sendo transportadas para Fortaleza. Após a apreensão os animais foram encaminhados para os órgãos ambientais.
De acordo com o portal G1, os agentes abordaram uma picape ocupada por dois homens que, ao serem questionados a respeito do que estavam carregando, os homens não informaram.
Partindo da negativa, os militares fizeram uma revista na carga da carroceria, onde encontraram aves de várias espécies, como canários, papa-capins, coleirinhos, trinca-ferros, graúnas (pássaro-preto) e pintassilgos-do-nordeste (pinta-silva).
Crime ambiental
Conforme o Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a pena para quem vende, exporta, adquire ou mantem em cativeiro espécimes da fauna silvestre é de detenção de seis meses a um ano e multa, ou aumentada da metade se os animais forem de espécies ameaçadas de extinção.
De acordo com os agentes da PRF, a multa é calculada sobre cada espécime encontrado e pode chegar a cinco mil reais por ave se for de uma espécie ameaçada.
Nesse caso, a multa total pode ultrapassar R$ 125 mil, os homens foram encaminhados à Polícia Civil na região e as aves levadas para a Superintendência Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Icó (SUDEMA-Icó).