Uma ave da espécie uiraçu (Morphnus guianensis) foi flagrada em uma armadilha fotográfica no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, neste mês de agosto. O animal é considerado a águia mais rara do Brasil e está ameaçado de extinção.
O registro aconteceu graças ao Projeto Onças do Iguaçu, que instalou armadilhas fotográficas no parque. Os aparelhos captaram o momento em que o animal desce do topo das árvores até o chão da floresta e pousa bem em frente à câmera.
“O registro de um uiraçu aqui no parque é prova da qualidade ambiental, visto que é um predador do topo da cadeia, que precisa de áreas extensas e intactas. O Parque Nacional do Iguaçu segue sendo um refúgio seguro para a vida selvagem”, destacou Yara Barros, coordenadora do projeto.
Por que o uiraçu é a ave mais rara do Brasil?
Ave predadora é uma das mais imponentes e difíceis de registrar das Américas, isso porque a espécie vive apenas em matas extensas e intactas.
No Brasil, costuma habitar a Amazônia, mas com o avanço do desmatamento, está ameaçada de extinção.
O último registro oficial da águia no Paraná havia sido em 2022, captado por um observador de aves, que publicou uma imagem do pássaro na revista científica Cotinga (n.º 47, 2025). Antes disso, era considerada localmente extinta desde 1964.
Na ocasião, o uiraçu foi observado caçando um gambá, o primeiro registro desse tipo de comportamento da espécie.
Como é o uiraçu?
O uiraçu (Morphnus guianensis) é uma ave de rapina que possui comportamento silencioso e discreto. Pode medir até 84 centímetros de comprimento e pesar até 1,8 kg.
Por ser raramente avistada, os órgãos ambientais não entraram em um consenso absoluto acerca de sua distribuição geográfica, mas estima-se que a águia viva nas Américas Central e do Sul.
Ver essa foto no Instagram
No Brasil, ela habita as florestas Amazônica e Atlântica, mas está ameaçada de extinção devido à perda de habitat. Em alguns estados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, ela já desapareceu completamente.
A ave pode ser confundida com um jovem gavião-real (Harpia harpyja), por isso é conhecida popularmente como uiraçu-falso ou gavião-real-falso.
Fonte: ND Mais