Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
A Comissão de Saúde do Conselho de Tulancingo fez um avanço na atualização dos regulamentos que garantem os direitos animais. Estes regulamentos entraram em vigor há mais de uma década e precisavam passar por transforamções.
“Nós já temos o quadro jurídico, estamos procurando evitar que o regulamento viole as leis estaduais ou federais”, disse o presidente do comitê vereador Julio César Mendoza Macías. O funcionário estimou que registraram 65% de avanço nas tentativas de regular a norma para os tutores e a inclusão da proteção de animais domésticos. As informações são de Criterio Hidalgo.
Para isso, a Comissão de Saúde realiza regularmente reuniões com a equipe do Distrito Sanitário II, zootecnistas, veterinários, associações de proteção animal, assim como a Comissão de Serviço Público de Tulancingo (Coseplat ) e o organismo operador de água potável local.
“As partes envolvidas se reúnem em sessões às quintas-feiras para avançar na resolução de uma questão que merece prioridade”, disse Mendoza Macias.
Sem data especificada, o governante de Tulancingo disse que espera um fórum para que a sociedade civil possa contribuir com opiniões e ideias sobre a tutoria e proteção de animais domésticos.
Mendoza reconheceu que a questão é complexa porque eles são seres vivos, razão pela qual os prefeitos devem tentar ser mais precisos sobre as condições que garantem a sobrevivência de animais e da sua convivência com as pessoas.
Prevê-se que o novo regulamento esteja pronto no primeiro semestre de 2014. Atualmente, não existe uma base legal para corrigir e punir os casos.