EnglishEspañolPortuguês

CRISE

Autoridades correm contra o tempo para conter surto de vírus após a morte de 72 tigres em cativeiro na Tailândia

Dezenas de animais na região de Chiang Mai começaram a apresentar sinais de doença no início deste mês.

21 de fevereiro de 2026
Rebecca Ratcliffe
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Anadolu/Anadolu Agency/Getty Images

Acredita-se que um vírus altamente contagioso tenha causado a morte de 72 tigres em cativeiro no norte da Tailândia neste mês, e as autoridades estão correndo contra o tempo para conter o surto.

As equipes estão desinfetando os recintos com urgência e se preparando para vacinar os animais sobreviventes.

A causa exata da morte não foi esclarecida. Um comunicado do escritório de pecuária da região 5 do governo, em Chiang Mai, informou que os animais estavam infectados com o vírus da cinomose canina, e veterinários também identificaram a bactéria micoplasma como infecção secundária.

Anteriormente, porém, Somchuan Ratanamungklanon, diretor-geral do departamento de desenvolvimento pecuário do Ministério da Agricultura da Tailândia, disse ao veículo de comunicação tailandês Matichon que os tigres haviam sido infectados com panleucopenia felina.

“Tratar tigres doentes é muito diferente de tratar cães e gatos. Cães e gatos vivem perto de nós, então, quando apresentam sintomas, podemos reagir e fornecer tratamento imediatamente. Os tigres, no entanto, não vivem perto de humanos. Quando percebemos que algo está errado, a doença já pode estar em estágio avançado”, disse ele.

O surto afetou dois distritos de Chiang Mai: as regiões montanhosas de Mae Rim e Mae Taeng. Dezenas de tigres começaram a apresentar sinais de doença em 8 de fevereiro, segundo relatos da mídia.

O Tiger Kingdom Chiang Mai está temporariamente fechado desde as mortes. O zoológico, que permite aos visitantes “abraçar, tocar e tirar fotos de perto com os tigres”, é uma atração turística popular.

Kritsayarm Kongsatri, diretor do escritório de conservação da vida selvagem em Chiang Mai, disse à mídia tailandesa que o número de mortes registradas era “muito incomum”.

Em outros casos de morte de tigres, 47 animais e três leopardos morreram entre agosto e outubro de 2024 no sul do Vietnã após contraírem gripe aviária.

Em outubro de 2004, um surto de gripe aviária se espalhou pelo zoológico de tigres de Sriracha, na província de Chonburi, no leste da Tailândia. Um total de 147 dos 441 tigres do zoológico morreram ou foram submetidos à eutanásia para evitar a possível disseminação para outros animais. Carcaças frescas de frango dadas aos animais foram apontadas como a fonte mais provável de infecção.

Não foi possível contatar imediatamente o Tiger Kingdom Chiang Mai para obter comentários.

Traduzido de The Guardian.

    Você viu?

    Ir para o topo