Centenas de moradores de Lismore, em Nova Gales do Sul, Austrália, estão se esforçando para salvar seus animais em meio a uma grande enchente, considerada histórica pelas autoridades do estado.
Muitas pessoas subiram em cima de telhados ou usaram barcos para deixar suas casas em segurança na companhia dos seus cães e gatos. Mais de oito pessoas perderam suas vidas. Um homem de 50 anos tentou se proteger com o seu cachorro dentro do carro, mas, infelizmente, os dois morreram afogados.
Cerca de 15 mil pessoas, a maioria na companhia dos seus animais domésticos, foram salvos e estão abrigados em segurança. Equipes de emergência especializadas estão usando equipamentos especiais para resgatar cães, gatos e outros animais que ainda estão em áreas de risco.
Uma mulher chamada Lucy subiu no telhado da própria casa para implorar ajuda para ela e seu cão que estavam ilhados. “A água ainda está subindo, meu cachorro ainda está preso dentro da minha casa. É uma emergência”, implorou.
Imagens captadas por helicópteros mostram pessoas ilhadas em abrigos improvisados na companhia dos seus animais domésticos esperando por ajuda. A previsão do tempo é que novas tempestades aumentem o nível das águas.
Voluntários estão realizando patrulhas com jetskis para salvar pessoas que ainda estejam ilhadas. Ainda há poucas informações sobre a quantidade de animais salvos, mas ativistas já estão se dirigindo para a região.