Autoridades australianas estão investigando uma série de mortes de grandes animais marinhos que encalharam em diferentes regiões do país nos últimos dias. Quatro tubarões-brancos foram encontrados mortos em praias do sul da Austrália no intervalo de um mês, enquanto sete falsas-orcas encalharam no oeste do país, sendo que quatro não resistiram.
O caso mais recente ocorreu em Henley Beach, em Adelaide, onde um tubarão-branco de quase três metros apareceu na manhã de domingo, 5. Banhistas tentaram salvar o animal, entrando na água e tentando mantê-lo vivo, mas ele acabou morrendo na areia.
“Ele estava se debatendo, rolando, com a barriga para cima. Parecia estar bem doente”, relatou o morador Antonio Rositano, que presenciou o momento.
A remoção do corpo mobilizou equipes do setor de pesca. “É uma situação traumática. Ver uma criatura marinha encalhar e morrer na frente de todos é muito triste”, afirmou Anton Covino, porta-voz do grupo Shark Watch SA.
Outros três tubarões-brancos foram encontrados mortos nas últimas semanas nas localidades de Ardrossan, Aldinga e Port Willunga. Uma investigação formal foi aberta, e especialistas avaliam se o fenômeno pode estar ligado a uma proliferação de algas que atinge a costa sul do país.
Já no oeste australiano, o Departamento de Conservação da Biodiversidade e Atrações (DBCA) informou que as sete falsas-orcas foram avistadas encalhadas em House Beach, uma faixa isolada de areia a cerca de 12 km de Bremer Bay e a mais de 500 km de Perth. Quatro animais morreram e três permanecem presos próximo à praia.
Equipes tentam resgatar os sobreviventes e devolvê-los ao mar, mas já alertam para a possibilidade de eutanásia, caso os esforços falhem. “O DBCA está avaliando a situação para determinar a medida mais apropriada e humana, que provavelmente será a eutanásia”, informou o órgão.
Drones estão sendo usados para monitorar a área e identificar outros possíveis encalhes. As autoridades também emitiram um alerta de presença de tubarões na região, já que os corpos das falsas orcas podem atrair predadores. A população foi orientada a evitar House Beach e redobrar os cuidados.
Fonte: Um só Planeta