Por Giovanna Chinellato ( da Redação)
As crueldades cometidas contra cavalos na Irlanda do Norte aumentam a cada dia. O único santuário para esses animais da região recebe cerca de seis casos de maus-tratos ou negligência por dia.
O santuário de animais Crosskennan, em Antrim, diz que houve um aumento de 150% nos casos de crueldade desde que a recessão começou.
Tratados como mercadorias, assim como os outros animais, os cavalos estão sendo abandonados devido à crise econômica. “Os cavalos estão valendo pouco agora, então em vez de vendê-los, as pessoas simplesmente abandonam-nos a beira da estrada ou nas fazendas de outras pessoas”, disse veterinário Liam Fitzsimons.
Fitzsimons diz que outro problema é que os cavalos não estão sendo propriamente chipados. “Todos os cavalos deveriam receber documentos e microchips, porém não existe policiamento para isso e apenas uma pequena proporção deles é identificada pelos tutores.”
A lei de bem-estar animal está sendo discutida na Assembleia, o que a ministra da agricultura Michelle Gildernew diz que ajudará a solucionar o problema. “Existe um consenso de que a legislação está ultrapassada e o que estamos trazendo à assembleia irá melhorar o problema, protegendo animais de companhia, incluindo cavalos e animais explorados em fazendas.”
Com informações de UTV
Nota da Redação: A única lei capaz de acabar com o sofrimento dos cavalos e de outros animais é a que proíbe qualquer forma de exploração de vidas. Os animais precisam viver de acordo com suas espécies. Com seus direitos garantidos.