EnglishEspañolPortuguês

Aumenta número de denúncias contra traficantes de animais

22 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Aumentou nos últimos meses o número de denúncias contra criadores e traficantes de animais silvestres, segundo registros do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar do Piauí, e da superintendência regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Graças às denúncias anônimas, os policiais conseguiram apreender 91 marrecas em uma residência da zona Norte de Teresina, metade delas do tipo “verdadeira”, que já estão na lista de animais silvestres ameaçados de extinção. “As denúncias estão aumentando e são importantes para o nosso trabalho”, confirma o comandante do batalhão, tenente coronel Renato Alves Vieira.

Segundo o comandante, o BPA e o Ibama têm desenvolvido um intenso trabalho de conscientização e isso tem contribuído tanto para o aumento das denúncias como para as entregas voluntárias. Somente no mês de agosto deste ano, o batalhão recebeu voluntariamente 37 animais. No Ibama, as entregas voluntárias somam mais de 130.
A cadeirante Maria da Cruz Rodrigues Paraíba, moradora do bairro Monte Castelo, em Teresina, ganhou um periquito de presente de amigos que moram no interior do Estado e resolveu entregá-lo ao Ibama. “Morro de pena de animais presos, é uma maldade muito grande”, justifica.

O chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama, Gilvan Vilarinho da Silva, explica que a pessoa que entrega voluntariamente um animal silvestre está livre de punições. Já para quem for flagrado caçando ou com animais mortos ou em cativeiro, a multa pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil.

Fonte: 180 graus

Você viu?

Ir para o topo