O Ministério da Saúde da Itália proibiu as aulas de yoga com filhotes de cães para proteger a saúde deles. Em uma nota circulada em 29 de abril, o gabinete afirmou estar ciente de que os organizadores muitas vezes pegam filhotes emprestados com criadores.
Organizações pelos direitos animais pediram uma proibição após uma investigação realizada em março pelo popular programa de notícias italiano “Striscia la Notizia”, que alegava que filhotes eram maltratados em vários centros de yoga e mantidos presos entre as sessões.
A ONG Lega Nazionale per la Difesa del Cane (Liga Nacional para a Defesa dos Cães) apresentou uma queixa ao ministério da saúde italiano após essas alegações virem à tona, informando às autoridades que os filhotes eram tratados “como se fossem ferramentas de ginástica”.
Piera Rosati, presidente da LNDC Animal Protection, disse que os filhotes eram explorados para fins comerciais. “Yoga, pelo menos na teoria, não deveria ser apenas uma prática de exercício físico, mas também espiritual, em busca de harmonia com o universo”, disse Rosati em entrevista ao The Guardian. “Mas essa harmonia e bem-estar não são garantidos aos filhotes que são usados como objetos para negócios.”
Giusy D’Angelo, especialista em cães do conselho nacional de proteção animal da Itália, disse que as pessoas podem ficar tão emocionadas após estar em tal proximidade com filhotes que correm o risco de tomar a decisão impulsiva de adotar um. “Isso pode levá-las a tomar uma decisão sem realmente considerar as implicações”, explicou.
A yoga com filhotes geralmente envolve cães vagando livremente ao redor de uma aula e sendo incorporados em poses.
D’Angelo alertou que os filhotes usados nas aulas de yoga muitas vezes não são transportados de maneira segura. Ela acrescentou que muitas vezes os organizadores não dão água suficiente para eles beberem. “Esse tipo de atividade é prejudicial para o bem-estar dos cães e só traz vantagens financeiras para aqueles que administram as aulas”, finalizou.
As aulas de yoga com filhotes estão se tornando populares em toda a Europa e nos Estados Unidos. Outras variações incluem yoga com gatos, coelhos ou até mesmo, em alguns casos, cabras.