EnglishEspañolPortuguês

Audiência pública discute realização de rodeio em Caxambu (MG)

29 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Nanci Bahia Diniz
[email protected]

Vai haver uma audiência pública sobre turismo em Caxambu (MG) e uma das pautas é o rodeio que querem realizar agora em setembro na comemoração do aniversário da cidade. Escreva para a câmara mostrando seu repúdio (não esqueça de assinar no final)

para:

[email protected],
[email protected],
[email protected]

assunto: audiência pública do dia 29/agosto

À Câmara Municipal de Caxambu

Solicito que esta mensagem seja entregue para todos os vereadores dessa câmara:

Marco Antônio L. Halfeld (presidente)

Clóvis Renato S. de Almeida (vice-presidente)

Denilson Martins de Souza (secretário)

Alessandro Bento Fortes

Eliane de Freitas,

Fábio Curi Hauegen

Francisco Pereira Fernandes

Hercílio N. da Silva Filho

Jean Carlos da Silva

Joaquim Fernandes

Nilton Américo dos Santos

Quero demonstrar meu desagrado com a possibilidade de se realizar rodeio na cidade de Caxambu (MG) entre os dias 09 e 16 de setembro, no “Agita Caxambu 112 anos”.

Esse tipo de festival é muito criticado por nós ativistas dos direitos animais, uma vez que para fazer o animal pular, são utilizados instrumentos que causam dor e estresse ao animal. Os rodeios continuam em desacordo com o Artigo 10º da Declaração Universal dos Direitos Animais, da UNESCO, da qual o Brasil é signatário. A lei n° 9605 (lei de crimes ambientais) também deixa claro que maus-tratos aos animais é crime. Além disso, a afirmação de que algo faz parte da cultura local não tem peso legal. Nesse sentido, até mesmo a caça à raposa, praticada há séculos na Inglaterra, foi proibida há alguns anos.

Tramita, no legislativo do Brasil, um projeto de lei, de número 2086/2011, que proíbe a perseguição de animais em provas de rodeios. Diversas cidades brasileiras, já têm proibido a prática geral dos rodeios, dentre elas: São Paulo, Taubaté, Araraquara, etc.

Alegar que o rodeio vai trazer renda para a cidade também não tem o menor fundamento, já que nas cidades em que o rodeio foi proibido não houve impacto nas festas, uma vez que o chamariz dessas festas são os shows.

Quero que esta mensagem seja incluída na audiência pública sobre turismo que será realizada no dia 29 de agosto de 2013 às 16h nessa câmara.

Atenciosamente,

(nome)

(Rg)

(Cidade/estado)

(tel)

Você viu?

Ir para o topo