O medo de fogos de artifício é uma característica muito comum nos animais domésticos. Além do réveillon há, também, outros momentos bastante temidos: qualquer dia com partidas de futebol. E na Copa do Mundo este problema deve se agravar.
Segundo a médica veterinária Gisele Andrade, da UCB Saúde Animal, é normal que os animais se assustem com o barulho alto e repentino. “Os estouros podem provocar mudança de comportamento. Isso ocorre porque eles possuem audição muito sensível”, explica.
A boa notícia é que há métodos para ajudá-los a enfrentar esse período de festas com mais tranquilidade. A especialista dá dicas para que o tutor comemore os gols sem incomodar seu melhor amigo.
Uma das formas de amenizar o problema é o tutor não demonstrar reação diferente, ou seja, não mudar seu próprio comportamento. “Dar mais atenção e mais carinho ao animal não é o ideal, pois ele pode ficar ansioso e associar sua reação ao barulho dos fogos, ficando, assim, com mais medo”, diz a veterinária. Desviar a atenção do animal, fechando janelas e portas ou abafando o som, também é uma alternativa para ajudá-lo neste momento. “Se o bicho se esconder, não o obrigue a sair, deixe-o lá e não chame sua atenção por causa disso”, ressalta.
De acordo com Gisele Andrade, se tudo o que for tentado não surtir efeito, é possível submeter o animal a medicações. “Mas, para isso, é importante consultar um especialista para a prescrição adequada”, completa a veterinária da UCB Saúde Animal.
Fonte: Ribeirão Preto Online