Uma anta (tapirus terrestres) fêmea foi resgatada, na noite de quinta-feira (11), após ter sido atropelada na rodovia MS 382, em Bonito (MS), a 296km de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o animal estava gravemente ferido e precisou ser encaminhado para atendimento médico de urgência no município.
Durante o resgate, os policiais colocaram a anta em uma jaula na viatura e a levaram em urgência para atendimento de médico veterinário voluntário, no Aquário Natural de Bonito.
O motorista do veículo que estava no local não teve ferimentos. A frente do carro ficou parcialmente destruída com o impacto da batida. A polícia não informou sobre a dinâmica do acidente.
Orientação aos motoristas
A PMA explica que atropelar animal sem intenção não é crime e que o procedimento indicado é parar o veículo em local seguro para verificar se o animal está vivo ou morto.
Caso o animal esteja morto, a PMA orienta que caso esteja na pista de rolamento o condutor deve, com segurança e se possível, retirá-lo e colocá-lo no acostamento. “Evita que outro usuário da rodovia possa vir a se acidentar e, às vezes, até matar a si e sua família, em novo possível acidente, que esta atitude simples poderia evitar”.
Fonte: G1