Várias celebridades e ativistas em defesa dos direitos animais assinaram uma carta aberta da organização Protect the Wild, dirigida ao governo britânico, pedindo a proibição imediata da caça em trilhas. Entre os signatários estão nomes de destaque como Dame Judi Dench, Sir Mark Rylance, Ricky Gervais, a zoóloga Megan McCubbin, além do fundador da Protect the Wild, Rob Pownall, e o empresário Dale Vince.
O grupo exige que o Partido Trabalhista honre sua promessa de campanha de banir essa prática, que consiste em caçadas onde cães supostamente seguem trilhas de odores artificiais de raposas. No entanto, defensores dos animais alertam que a caça em trilhas serve como uma fachada para a caça de animais selvagens, com centenas de raposas sendo mortas anualmente sob esse pretexto no Reino Unido.
Glen Black, da Protect the Wild, afirmou à Plant Based News que proibir a caça em trilhas não resolverá todos os problemas, mas dificultará a manipulação legal da prática. “Isso deixará claro, até mesmo para o público leigo, que sim, se parece com caça tradicional, é porque realmente é caça tradicional.”
A carta foi enviada ao Secretário de Estado para o Meio Ambiente, Steve Reed, em um momento crítico, já que a temporada de caça à raposa no Reino Unido está prestes a atingir seu auge, após o período de “cubbing”, em que cães jovens são treinados para matar filhotes de raposa, entre agosto e setembro.
Um relatório recente da Protect the Wild, intitulado A Case for a Proper Ban on Hunting, revelou que, durante a temporada de 2023-2024, cerca de 600 animais selvagens foram perseguidos ou mortos no Reino Unido. Além disso, quase metade dos eventos de caça envolveu algum tipo de comportamento antissocial ou ilegal. Segundo a organização, a proibição de caça de 2004 foi insuficiente para coibir o uso de cães em caçadas, permitindo que a prática persista até os dias atuais.
A Protect the Wild propôs um novo projeto de lei, o Hunting of Mammals Bill, que visa fechar as lacunas legais deixadas pela legislação de 2004. No ano passado, a Escócia já avançou nessa direção ao aprovar uma lei que proíbe de forma eficaz a caça de raposas com cães em seu território.