Como é bom ver celebridades unidas, usando seu prestígio para ajudar na causa animal. Agora, famosos das telas de cinemas e dos palcos estão juntos para tentar proibir que cavalos continuem puxando carruagens na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.
E tudo isso aconteceu depois que um vídeo viralizou e revoltou anônimos e celebridades. As imagens mostram o momento em que um cavalo cai no meio da rua, por cansaço e más condições de trabalho. O responsável pelo animal ainda o força a levantar e continuar “trabalhando”.
Billie Eilish, Joaquin Phoenix, Kaley Cuoco, Christopher Walken, Noah Cyrus, Kesha e a atriz Hilary Swank são alguns dos famosos que assinaram uma petição da Animal Legal Defense Fund, uma organização de defesa dos direitos animais, que vai levar o pedido ao Conselho da Cidade de Nova York.
Ver essa foto no Instagram
Em defesa dos animais
Apesar de ganhar força apenas agora, a campanha começou em agosto, quando um vídeo do cavalo Ryder começou a circular pelas redes sociais.
“Ryder, um cavalo idoso e bem magrinho, desmaiou na 9ª Avenida enquanto puxava uma carruagem. O mundo foi testemunha de como o motorista da carruagem tentou forçar Ryder a ficar de pé, enquanto ele mal conseguia levantar a cabeça. O vídeo é difícil de assistir por um bom motivo – não é assim que os animais devem ser tratados”, diz a nota da fundação Animal Legal Defense.
Segundo a organização, em julho, menos de um mês antes da queda de Ryder ser filmada, o vereador Robert Holden (D-Queens) apresentou uma legislação – Intro 573 – para proibir a emissão de novas licenças e substituir as carruagens existentes com opções elétricas.
“A alternativa de carruagens elétricas oferece uma opção segura e responsável para passeios dentro do Central Park e certas áreas de Manhattan”, explicou o comunicado de imprensa sobre a legislação, que foi arquivada, mas não aprovada.
Ver essa foto no Instagram
Mobilização nas redes
Após a petição ser assinada e divulgada por diversas celebridades, a campanha ganhou força em todo o país.
Segundo a Animal Legal Defense, Ryder não é o único caso de cavalos que sofrem maus-tratos ao puxarem as carroças em Nova Iorque.
“Ryder é um indivíduo, mas sua situação não é única. Histórias da mídia, smartphones e relatórios policiais documentaram cavalos traumatizados correndo no trânsito e outros incidentes relacionados a carruagens muito numerosos para contar, abrangendo décadas”, diz a instituição.
Ryder foi aposentado
Com a ajuda das celebridades, a fundação já conseguiu aposentar Ryder.
O cavalo felizmente foi levado para um santuário, onde agora ele poderá viver em paz e com carinho.
Ele foi avaliado e tratado por veterinários.
Eles atestaram que, que apesar de problemas de saúde, ele vai se recuperar.
Fonte: Só Notícia Boa