ONCA – Libertação Animal
[email protected]
No sábado dia 04 de fevereiro, Curitiba, a capital paranaense, registrou a mais alta temperatura desde janeiro de 2006, com 34°, mas com sensação térmica acima dos 35°.
Mas nem mesmo o forte calor impediu a presença do grupo Onca no centro da cidade, para a realização do primeiro ato informativo do ano. Doze voluntários do grupo estiveram presentes, orientando o público, esclarecendo dúvidas dos interessados e dirigindo abaixo-assinados e pesquisas de opinião pública.
Com o título ‘Não é bife. É uma vida’, um banner exibia a imagem da cabeça de uma vaca vítima da chamada indústria de ‘alimentos’, pendurada ensangüentada em um matadouro, conscientizando sobre a verdadeira origem do que erroneamente é vendido como alimento.
Outro banner denunciava as mais comuns formas de sofrimento e exploração animal: o comércio de filhotes, rodeios, rinhas, maus-tratos em geral, uso de animais na indústria de vestimentas, para experimentos, etc. Outros banners, livros e apostilas traziam dados e informações fundamentais para o conhecimento do público sobre a crueldade vivida pelos animais não-humanos e os princípios básicos dos Direitos Animais e Veganismo.
Crianças questionavam seus pais sobre as imagens, jovens, adolescentes e leigos de todas as idades interrompiam seu trajeto para uma pausa no estande, folheando os impressos e dialogando com os ativistas. O grupo teve ainda a oportunidade do contato com outros vegetarianos e veganos e de membros de outros grupos de outras cidades do país.
As atividades, iniciadas às 8h30 foi finalizada após às 18h30, quando o movimento já diminuíra consideravelmente pelas ruas da cidade, com mais um dia de resultados positivos para a causa animal.