EnglishEspañolPortuguês

Atletas adotam dieta vegana em busca de melhor desempenho

11 de junho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Brendan Brazier Foto: Divulgação
Brendan Brazier Foto: Divulgação

A dieta vegana, que exclui alimentos de origem animal, está sendo adotada por vários atletas para melhorar o desempenho físico. Além da ética alimentar, os atletas buscam melhorar sua atuação esportiva e aumentar a resistência e saúde.

“Já tinha tentado todo tipo de alimentação: com muita proteína, com pouco carboidrato… até que aderi à dieta à base de vegetais”, afirma Brendan Brazier, ex-triatleta canadense. Ele gostou tanto do resultado que já escreveu três livros sobre veganismo.

Também já se declararam veganos o jogador de beisebol americano Prince Fielder, o ultramaratonista Scott Jurek, também americano, e o jogador de hóquei no gelo Mike Zigomanis, canadense.

Segundo a nutricionista Sharon Palmer, especialista em dieta vegetariana, estudos mostram que uma alimentação rica em antioxidantes e anti-inflamatórios pode ajudar na prevenção e na recuperação de lesões.

“A maioria dos compostos anti-inflamatórios é encontrada nos vegetais. Faz sentido que isso ajude a evitar a inflamação relacionada ao treinamento”, diz.

Atletas brasileiros também aderem ao veganismo não só pela ética, mas pela saúde e desempenho. Leon Denis, colunista da ANDA e campeão paulista de Jiu-jítsu em sua categoria é grande um exemplo. O atletismo vegano conquista mais vitórias a cada dia. Lutadores e atletas são o maior exemplo dos benefícios irrestritos de uma dieta livre de crueldade.

Com informações de Folha de S.Paulo

Você viu?

Ir para o topo