Laelia Tonhozi
[email protected]
Caros amigos e amigas companheiros de jornada, pedimos o apoio de todos enviando mensagens ao governador do Paraná e aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná em protesto ao veto à lei proibindo animais no circo no estado. Também podemos acionar candidatos e deputados federais, pois temos que convencer a todos que a causa nos melhora enquanto seres éticos.
Como poderemos pensar em uma Educação Ambiental que não respeite a vida e a dignidade dos animais ? Contamos com todos. Segue abaixo explicação sobre o veto e sugestão de texto para envio de mensagens.
Ao movimento de proteção e defesa aos direitos dos animais e simpatizantes:
Como é do conhecimento de todos, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em junho, PL que proibe circos com animais em todo o Paraná.
O Projeto de Lei foi inicialmente apresentado pelo então deputado Renato Gaúcho e posteriormente resgatado pelo deputado Luiz Nishimori. A versão aprovada foi um substitutivo apresentado na Comissão de Saúde e Meio Ambiente pela Deputada Rosane Ferreira.
Companheiros e companheiras da Proteção Animal acompanharam a votação na Assembleia com bastante apreensão, visto que alguns deputados se preocupavam com a possibilidade da proibição também de rodeios.
Nossa presença foi decisiva, pois pudemos esclarecer aqueles recalcitrantes que o PL apenas proibia circos com animais.
A partir de então, acompanhamos o encaminhamento para o gabinete do Governador. O Projeto foi para apreciação apenas no final de agosto e, para nossa surpresa, com a indicação de veto por parte da assessoria da Casa Civil.
Infelizmente, acatando o parecer,o governador do Estado vetou o PL 737/2007 em 31 de agosto. O referido veto já está publicado no Diário Oficial do Paraná.
Apesar de termos tentado reverter esta posição junto à assessoria do Governador, liderança do Governo na Assembleia, deputados da base governista e secretários de Estado, lamentamos o desfecho até o momento.
Acreditávamos ser possível impedir o veto, evitando assim o trabalho árduo de convencer os deputados a derrubá-lo. Este, agora, é o caminho para termos finalmente uma Lei que proíba os circos de maltratarem e ridicularizarem os animais em nome do entretenimento.
Companheiros e companheiras: é fundamental neste momento que a proteção e defesa dos animais em todo o Estado e no País afora se mobilizem para exigir a derrubada do veto. O Estado do Paraná não pode ficar na contramão da história. Só neste ano vários municípios proibiram os circos com animais, bem como os Estados do Espírito Santos e do Alagoas. São 5 Estados até o momento e este é certamente um caminho sem volta. A Câmara dos Deputados aprovou em todas as comissões substitutivo ao Projeto do Senador Álvaro Dias que proíbe circos com animais em todo o Território Nacional, estabelecendo um prazo de oito anos para adequação. O mundo inteiro discute esta questão e muitos países já apontam o caminho da proibição.
É necessário mostrar ao Governo do Estado do Paraná, aos deputados e a toda a sociedade que não podemos interromper o curso da história, das mudanças dos paradigmas.
Assim, propomos que divulguemos em toda a nossa rede de amigos e companheiros de luta, em todas as redes e comunidades sociais e solicitemos a todos que enviem protestos ao governador e aos deputados estaduais a exigência da derrubada deste veto.
Nesta hora é fundamental demonstrarmos nossa união e a nossa importância enquanto um segmento da sociedade que certamente traduz o desejo da maioria em defender nossos companheiros de jornada neste planeta: os animais.
Nesta hora é fundamental exigir o respeito a todas as formas de vida que deve se traduzir em políticas públicas como a Lei de Circos que apoiamos.
Vamos agir.
Nós do Movimento SOS BICHO estamos consternados, mas não vamos esmorecer.Temos a mais absoluta convicção que todos da Proteção Animal também arregaçarão as mangas em mais esta batalha.
E estamos certos de que, demonstrando nossa união, vamos conseguir derrubar este veto!
Segue abaixo sugestão de mensagem e de emails para serem enviadas às autoridades.
Senhor Governador e Senhores Deputados Estaduais
A Assembleia Legislativa aprovou no mês de julho de 2010 o PL 737/2007 que proíbe em todo o território paranaense a apresentação, a manutenção e a utilização, sob qualquer pretexto ou justificativa, de animais selváticos e/ou domésticos, sejam nativos ou exóticos, em espetáculos circenses.
Fomos surpreendidos no dia 9 de setembro com a publicação no Diário Oficial do Paraná do veto do Governador do Estado ao presente projeto.
Tal veto representa um retrocesso na busca da proteção do meio ambiente e de uma convivência respeitosa com todos os seres da natureza.
No Brasil somos mais de setenta cidades, entre elas a Capital do Paraná e cinco Estados que já proibiram a utilização de animais em circos, refletindo uma sintonia com as mudanças que no mundo vem se fazendo em relação ao trato com os animais.
Recusar este avanço é negar a modernidade, é negar a possibilidade de um novo paradigma na relação com os animais.
Neste sentido contamos com o bom senso do Senhor Governador Orlando Pessuti, que reavalie a sua decisão de vetar o PL e solicite aos Senhores Deputados Estaduais que derrubem o seu veto.
Contamos com os Senhores Deputados no atendimento do clamor daqueles que falam pelos que não tem voz mantendo o Projeto de Lei que foi aprovado na Casa de Leis a que pertencem.
CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL!