Uma ONG britânica de direitos animais, a Animal Rising, ‘redecorou’ o novo retrato do Rei Charles III enquanto que está pendurado na Galeria Philip Mould em Londres, Inglaterra.
Um vídeo mostra dois ativistas se aproximando da pintura, que foi criada pelo artista britânico Jonathan Yeo, e rapidamente colando um pôster de Wallace, da popular série Wallace e Gromit da Aardman Animations, sobre a cabeça do Rei. Eles também adicionaram um balão de fala à famosa pintura, dizendo: ‘Sem queijo, Gromit, olhe para essa crueldade nas fazendas da RSPCA!’.
A ação visa aumentar a conscientização sobre uma investigação recente em 45 fazendas certificadas pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), selecionadas aleatoriamente no Reino Unido. O Rei Charles é o Patrono Real da RSPCA e conhecido por ser fã dos filmes de animação em stop-motion Wallace e Gromit da Aardman.
As fazendas investigadas incluíam criações de frangos, porcos, salmões e trutas, e algumas das descobertas foram chocantes. Houve supostas 280 infrações legais e 94 violações das regulamentações do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, que incluíam animais mortos e em decomposição, pintinhos morrendo em condições terríveis e salmões sendo devorados vivos por piolhos do mar.
O grupo está pedindo o fim do esquema de certificação da RSPCA, dado o sofrimento dos animais descoberto na investigação.
Daniel Juniper, um dos envolvidos na ação, disse que como o Rei Charles é um grande fã desses personagens, essa é uma ótima maneira de chamar sua atenção para as cenas horríveis nas fazendas certificadas pela RSPCA. ” Mesmo que esperemos que isso seja divertido para Sua Majestade, também pedimos que ele reconsidere seriamente se quer estar associado ao terrível sofrimento nas fazendas endossadas pela RSPCA”, declarou. “Charles deixou claro que é sensível ao sofrimento dos animais nas fazendas do Reino Unido; agora é o momento perfeito para ele tomar uma atitude e pedir à RSPCA que abandone o Esquema de Certificação e conte a verdade sobre a pecuária.”