Por Raquel Soldera (da Redação)
Pela primeira vez em Querétaro, no México, ativistas realizaram uma manifestação nas ruas para protestar contra o comércio de cães, informando o público sobre a existência de refúgios e abrigos de animais abandonados e/ou maltratados, e incentivando-os a adotar em vez de comprar animais.
Segundo informações da organização em defesa dos animais AnimaNaturalis, os ativistas também explicaram para as pessoas a necessidade da esterilização de animais de estimação (cães e gatos), além de fornecerem dados de locais que oferecem o serviço.
A reação dos cidadãos mexicanos foi muito positiva, pois um grande número de pessoas mostrou interesse e uma atitude receptiva para as informações. Alguns pais retransmitiam a mensagem aos seus filhos, e muitas pessoas que estavam passando permaneceram no local para ouvir atentamente as informações transmitidas pelo grupo.
Espera-se que a conscientização da importância da adoção seja cada vez mais ampliada. Não há comércio de animais sem a participação das pessoas. Os abrigos estão repletos de cães e gatos à espera de uma segunda oportunidade. Enquanto milhares de animais são sacrificados em abrigos, outros são submetidos a condições degradantes de maus-tratos e sofrimento, explorados em verdadeiras ‘fábricas’ de filhotes.