EnglishEspañolPortuguês

DESRESPEITO

Ativistas protestam contra captura de cães comunitários no Sri Lanka antes da visita do primeiro-ministro indiano ao país

Os manifestantes afirmam que os cachorros são vacinados, castrados e recebem cuidados de moradores e ONGs, além de informar que a captura causa "deslocamento, sofrimento e possíveis problemas" aos animais.

3 de abril de 2025
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ishara S. Kodikara

Ativistas pelos direitos animais do Sri Lanka realizaram hoje (03/04) um protesto contra a captura de cães em situação de rua um dia antes da visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Eles acusam autoridades de enviarem pessoas para recolher os cachorros antes da visita de Modi, que começa na sexta-feira (04/04).

Muitos dos cães em situação de rua da capital Colombo são amados em seus bairros, apesar de não terem tutores formais — e são classificados como cachorros “comunitários” em vez de cães em situação de rua.

Cerca de uma dúzia de manifestantes do Rally for Animal Rights and Environment (RARE) exibiram cartazes do lado de fora do escritório do presidente Anura Kumara Dissanayake em Colombo, após entregarem um pedido à alta comissão da Índia. “Parem com a remoção cruel dos nossos cães comunitários”, dizia um cartaz.

Os manifestantes afirmaram que muitos dos cães que vivem em parques públicos foram vacinados, castrados e são cuidados por moradores e ONGs de proteção animal.

“Como o Sri Lanka pode promover o turismo se somos um país conhecido por crueldade animal?”, questionava outro cartaz.

Eles pediram a intervenção de Nova Delhi, capital indiana, para “impedir a remoção cruel e desnecessária desses cães”, afirmando que a captura causaria “deslocamento, sofrimento e possíveis problemas” aos cachorros.

Modi deve receber uma recepção oficial na Independence Square de Colombo, onde, segundo relatos, os capturadores de cães estiveram atuando nesta semana.

    Você viu?

    Ir para o topo