EnglishEspañolPortuguês

SONHO POR LIBERDADE

Ativistas pedem que "maior hipopótamo da Europa" seja levado para santuário

Ele foi explorado a vida inteira em circo e atualmente sofre com obesidade 

21 de março de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | One Voice

O principal tribunal administrativo da França decidirá se um hipopótamo de três toneladas chamado Jumbo deve ser libertado após 30 anos sendo explorado em circo como “o maior hipopótamo da Europa”. A decisão, que é esperada nas próximas semanas, é o desfecho de uma longa batalha legal entre um grupo de direitos animais e o Circo Muller.

A ONG One Voice acusou o circo de maltratar Jumbo, deixando o mamífero semiaquático sozinho por horas em um recinto, trancado em um caminhão e em pé em uma caçamba cheia de água da qual não consegue sair sozinho. Eles pediram que Jumbo, que dizem estar obeso, seja transferido para um santuário.

O circo rejeitou as acusações e disse que o animal deveria ficar com eles. O centro do caso é uma autorização oficial emitida pela região sul de Drome em 2008, dando à família Muller o direito de exibir o animal ao público. O circo diz que o hipopótamo, agora em seus trinta e poucos anos, se aposentou. No entanto, eles não disseram quando.

One Voice iniciou uma ação legal em 2017 para revogar a autorização, mas um tribunal administrativo em 2019 se recusou a fazê-lo, e um tribunal de apelações regional em 2022 manteve essa decisão.

O caso agora chegou ao Conselho de Estado, o mais alto tribunal administrativo da França, onde o destino de Jumbo foi discutido na quarta-feira (20/03). Desde o início do processo, a França também introduziu uma lei de direitos animais para gradualmente eliminar a apresentação de animais selvagens em shows itinerantes até o final de 2028.

Um relator do Conselho de Estado aconselhou o tribunal a enviar o caso de volta ao tribunal de apelações, recomendando que este o reexaminasse levando em consideração os novos desenvolvimentos. Como Jumbo se aposentou, argumentaram que a autorização contestada de 2008 para se apresentar não se aplica mais.

O advogado da One Voice, Thomas Lyon-Caen, disse que essa recomendação parecia “perfeitamente justificada”. Mas a advogada da família Muller, Helene Farge, argumentou erroneamente que Jumbo seria mais feliz vivendo o resto de seus dias com o circo.

Os hipopótamos são originários da África subsaariana, onde geralmente se banham na água o dia todo antes de emergir para a terra à noite para pastar na grama. A União Internacional para a Conservação da Natureza os lista como “vulneráveis”, pois são ameaçados pela atividade humana e pela seca.

Em 2007, um tribunal francês ordenou a libertação de um hipopótamo de 11 anos chamado Tonga de outro circo. Ele foi levado de avião para um santuário na África do Sul.

    Você viu?

    Ir para o topo