Vídeo de urso explorado em circo que reagiu contra um homem em Huzhou, na China, viralizou na internet. No dia 13 de fevereiro, o urso-negro-asiático apelidado de Xiong Xiong reagiu contra o domador que performava com ele em clara demonstração de estresse.
O incidente levantou questões críticas sobre o estresse e a agressividade que animais como Xiong Xiong enfrentam em situações de exploração. Ativistas argumentam que o uso de animais para entretenimento os submete a condições de vida não naturais, sessões de treinamento rigorosas e a um imenso estresse psicológico.
Não é a primeira vez que um urso reage contra um membro do circo durante um espetáculo na China. Em dezembro, um urso preto menor que andava de patins em uma apresentação de repente perdeu o controle, avançando e mordendo um dos domadores.
O Instituto de Direitos Animais na Ásia está pedindo a proibição de animais em performances de circo. “Manter animais em cativeiro e usá-los para entretenimento pode causar estresse e agressão. Além de conviverem com outros animais incompatíveis e um ambiente não natural, muitas vezes apertados em quatro paredes, são tratados com violência e intimidação que levam ao estresse dos animais. Isso não prejudica apenas os animais, mas também afeta a segurança pública, porque alguns animais ficam insanos e ferem ou matam pessoas”, declarou o instituto em nota.
Os ursos-negros-asiáticos são listados como vulneráveis na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Eles estão ameaçados principalmente devido ao desmatamento e à caça furtiva por partes de seu corpo que são usadas na medicina tradicional.