EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ativistas lutam para salvar peixes-bois que estão morrendo de fome

24 de fevereiro de 2022
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração/Pixabay

A poluição das águas tem dificultado a vida dos peixes-bois da Flórida na hora de encontrar alimento. O problema é tão grande que levou o governo a realizar uma ação de distribuição de alface para ajudar na nutrição desses animais, segundo uma declaração do estado.

A fonte alimentar desses animais são as ervas-marinhas, que estão desaparecendo por conta da poluição. Segundo o portal Um Só Planeta, foi detectado uma grande mortandade de peixes-boi na região, o que levou a iniciativa do governo. As autoridades dizem que o projeto tem atraído cerca de 300 a 350 animais da espécie por dia, chegando a até 800 animais atendidos.

Em 2021, houve um recorde na morte dos peixes-boi que se deve em grande parte à fome. Por 5 anos, a média normal costumava ser de 625 mortes. Até agora, já foram listadas 164 mortes de peixes-boi, e dessas, somente 5 foram causadas por colisões com barcos, segundo dados da comissão estadual que faz esse monitoramento na Flórida.

Os especialistas não aconselham alimentar animais, pois eles começam associar os humanos com comida, expondo-se a riscos. O indicado é buscar as entidades que participam da campanha, ajudando com doações ou trabalho voluntário.

Estima-se que atualmente a população de peixes-boi na Flórida seja de mais de 8 mil, um crescimento que se deve a inclusão da espécie na lista de animais ameaçados nos Estados Unidos. Nos anos 90, estimava-se um número de somente 2 mil peixes-boi na região.

Foto: Ilustração/Pixabay

Um projeto de oito milhões de dólares, cerca de 40 milhões em reais, foi anunciado pelo estado da Flórida, para recuperação da flora marinha e cultivo de alimentos para que os peixes-boi possam encontrar suas refeições em seu habitat natural.

Você viu?

Ir para o topo