EnglishEspañolPortuguês

PAZ E ESPERANÇA

Ativistas em defesa dos animais da Ucrânia rogam pelo fim da guerra para o bem de todos

25 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram | @uanimals.official

Ativistas em defesa dos direitos animais e representantes de organizações que lutam pela causa animal fazem, em uníssono, um apelo pelo fim da guerra. O conflito, que já ultrapassou um mês, obrigou mais de três milhões de ucranianos a fugir, impulsionou o abandono de centenas de animais, que foram deixados para trás, e está destruindo abrigos e zoológicos, onde animais inocentes estão em situação de completa vulnerabilidade. A paz trará segurança e esperança para todos.

As estradas estão cada vez mais inacessíveis e há muitas dificuldade para entregar suprimentos. Ativistas pedem que líderes ucranianos e russos, com o apoio e pressão da comunidade global, encerrem o conflito, que está causando a morte e o sofrimento a seres humanos e animais. Dois abrigos foram atingidos por bombas e dezenas de animais ficaram feridos. Zoos também foram bombardeados e estão sofrendo com a falta de alimento e energia elétrica, que alimenta aquecedores.

Mais de 3.000 animais e voluntários estão presos no maior abrigo do país, o Sirius, localizado em Dymer, 60 km ao norte de Kiev. A coordenadora do local, Iryna Lozova, desabafa a tensão quanto ao futuro. “Há 26 dias não conseguimos levar comida e remédios os animais. 3.165 cães e 218 gatos tornaram-se reféns. Só haverá comida suficiente para os animais até o fim de março e não há combustível para o gerador há dois dias. Eles precisam encontrar um lar seguro”.

O abrigo Hostomel, um dos mais antigos da Ucrânia, acolhe mais de 700 animais. O local foi atingido por mísseis três vezes. “Precisamos de pelo menos um corredor verde para levar comida, remédios, combustível e água. Desde o primeiro dia da guerra, todos os funcionários do abrigo de animais Hostomel permaneceram em seus locais de trabalho. Estamos alimentando não apenas os animais do abrigo, mas também aqueles que foram abandonados pelas pessoas”.

Drama interminável

A invasão russa forçou mais de três milhões de pessoas a fugirem da Ucrânia. Muitos civis conseguiram deixar o país com seus animais domésticos, mas em meio a tumultos, bombardeios e muita correria, tutores que planejavam fugir com seus cães e gatos acabaram se separando dos seus animais, que correram assustados e se esconderam em meio aos escombros em busca de abrigo.

Muitos voluntários estão se arriscando em zonas de conflitos para resgatar esses animais, que estão profundamente traumatizados pelos sons das bombas e a ausência de seus tutores. Muitos guardiões que conseguiram contatar ativistas e responsáveis por abrigos deixaram a descrição dos animais na esperança de reencontrá-los no futuro.

Os abrigos da Ucrânia estão superlotados e muitos foram alvos de ataques. Ativistas poloneses e romenos estão cruzando a fronteira e resgatando o máximo de animais que conseguem e levando para abrigos de campanha. Segundo o Washington Examiner, muitos animais encontrados em diversas cidades ucranianas estão sendo levados para abrigos distantes.

    Você viu?

    Ir para o topo