Enquanto centenas de ucranianos fogem do país e deixam seus animais para trás, ativistas em defesa dos direitos animais lutam para salvar cães e gatos que foram deixados à própria sorte. Aqueles que se recusaram a partir sem seus animais, estão buscando abrigos em bunkers e estações de metrô. Muitos tutores estão conseguindo cruzar as fronteiras com os seus animais após Polônia, Romênia e Eslováquia permitirem a entrada de animais sem documentações sanitárias obrigatórias.
Ukrainians fleeing with their pets 🐾 pic.twitter.com/hdTSPQAcNh
— Deborah Von Brod (@DeborahVonBrod) February 24, 2022
Os principais desafios agora são a falta de recursos, a superlotação de abrigos para animais e a iminência da falta de alimento para os cães e gatos resgatados. Ativistas e ONGs estão trabalhando arduamente para ajudar esses animais e precisam de todo o apoio possível. Conheça um pouco das principais organizações em defesa dos direitos animais que estão atuando neste momento no país durante o abandono em massa de animais:
Uanimais
A Uanimals está realizando uma campanha para ajudar abrigos de animais ucranianos e protetores independentes. A organização está coletando, principalmente, alimentos e medicamentos. Entre os abrigos apoiados pela Uanimais estão Give a Paw, Chance for Life, Pif e Sirius. “Ativistas, voluntários e protetores que atuam em abrigos e centros de reabilitação nunca abandonarão os animais que estão sob sua guarda e ficarão até o último instante para garantir que esses animais fiquem em segurança”, disse a Uanimais em uma postagem nas redes sociais.
Happy Paw
Essa organização já atua há muitos anos na Ucrânia e promove um verdadeiro trabalho de incentivo à conscientização sobre a guarda responsável, a importância da adoção e a compaixão por animais em situação de rua. Ela ajuda animais diretamente, mas também apoia outros abrigos, formando uma verdadeira corrente do bem. “Segundo nossos dados, todos os animais estão vivos e há comida para os próximos dias. O maior problema é que atualmente nenhum serviço de entrega é capaz de entregar os alimentos e mantimentos necessários aos abrigos. Há também falta de combustível e dificuldade para sacar dinheiro e usar cartões de créditos nas lojas que ainda estão abertas”, afirmou a organização, que pede ajuda internacional. Para doar, clique aqui.
Humans deserve better
Dogs deserve betterPutin did this to Ukraine. Pray for Ukraine 🙏 pic.twitter.com/Lg4Fq191hP
— NUNGUA BURNA ( FACTOS RONALDO ) (@viewsdey) February 25, 2022
Abrigo Ugolyok
Esse santuário resgatada animais domésticos e explorados para consumo humano. O local fica próximo a uma zona de bombardeio e, apesar de terem um estoque de alimento, estão sofrendo com o risco da falta de abastecimento no futuro. Para ajudar o abrigo Ugolyok, é possível fazer uma doação via PayPal ([email protected]) ou Venmo (pawsofhelp).
Pets in Ukraine are also suffering the ravages of military attacks. Well, the inhabitants of the different cities take their dogs and cats with them to keep them safe 🐶🐱😻 pic.twitter.com/BpSLBywDP5
— MEY_DOG RESCUE (@mey_dog) February 25, 2022
Sírius
Há mais de 20 anos, a ONG Sirius resgata e cuida de animais em situação de rua em Kiev e regiões adjacentes. “Estamos no lugar. Não vamos correr! Devemos acreditar em nosso país e em nossos defensores!”, disse a organização em suas redes sociais. Para fazer uma doação para a Sirius, clique aqui.
Casa Lui Patrocle
A organização Lui Patrocle é romena, mas está nas fronteiras ucranianas garantindo o resgate e passagem dos animais para o país. O ONG atua na linha de frente desde 2016. Os voluntários da Lui Patrocle estão ajudando animais sem lar a encontrar lares temporários e adotantes na Romênia. Eles também estão formando uma corrente de apoio com veterinários para ajudar os animais que precisam de ajuda. Para ajudar a Lui Patrocle, clique aqui.
Liga Internacional de Proteção Animal
Andrea Cisternino e sua esposa, Vlada Shalutko, defendem os animais em situação rua na Ucrânia desde 2009 e administram um refúgio de animais fora de Kiev. Eles continuam cuidando de centenas de cães, gatos e animais de fazenda desabrigados em meio à atividade militar na região. Para ajudá-los, clique aqui.