Ativista, documentarista e advogada pelos direitos animais, Shannon Keith, comprou recentemente um laboratório que realizava experimentos em animais e transformando em um santuário em Oklahoma, nos Estados Unidos. Keith é fundadora do Projeto Beagle Freedom, criado em 2010, dedicado a resgatar e realocar animais explorados em pesquisas, com um foco especial em beagles, a raça mais comumente utilizada em testes.
Shannon envia cartas para laboratórios de testes em animais por todo o país se oferecendo para resgatar qualquer animal que não sejam mais utilizados para pesquisa. Ela raramente recebia respostas, até que John Riner, proprietário da Animal Health Innovations, a respondeu disposto a deixar os cães com Keith.
Essa colaboração levou ao resgate de aproximadamente 3.400 animais, mas Shannon imaginou um propósito maior para os animais e o local em que estavam. Quando Riner expressou que tinha a intenção de se aposentar, surgiu uma oportunidade para transformar sua instalação de testes em um santuário. Após negociações, Keith adquiriu a propriedade, chamada Freedom Fields, sob a condição de que Riner cessasse todas as atividades de testes em animais.
Atualmente, o Freedom Fields está passando por uma reforma para se tornar um local de reabilitação para animais que foram explorados em laboratórios. Os planos incluem um centro para cães idosos equipado com para auxiliar na recuperação física e socialização, espaços dedicados às necessidades dos gatos e um centro de educação destinado a aumentar a conscientização pública sobre os testes em animais.
O plano de Keith é ajudar os animais a recuperar a força e aprender habilidades de socialização antes de serem adotados. “Nosso objetivo final, é claro, é colocá-los em lares, e até que isso aconteça, eles vão viver lá com o máximo de luxo que poderiam ter”, disse ela em entrevista ao Washington Post.
Além de resgatar e realocar animais de laboratório, o Projeto Beagle Freedom também se concentra na defesa. O Projeto de Lei Beagle Freedom, que exige que os laboratórios ofereçam cães e gatos saudáveis para adoção assim que os experimentos terminarem, foi aprovado em 13 estados, incluindo Califórnia, Maryland e Virginia. A organização está trabalhando para tornar o projeto uma lei federal.