O ativista norte-americano Mike Merrill, fundador da organização Florida Urgent Rescue (FUR), com sede em Jacksonville (EUA), viajou para a Europa Oriental para ajudar os animais na Ucrânia. Ele está realizando uma força-tarefa com a sua equipe e grupos de ativistas do leste europeu para auxiliar no salvamento de animais que estão em áreas atingidas por mísseis e bombas.
Durante 10 dias, Merrill dirigiu uma van atravessando a fronteira entre a Ucrânia e a Polônia para resgatar animais e colocá-los em segurança. Até o momento, ele já salvou 50 cachorros que estavam em risco no território ucraniano assolado por bombardeios. O ativista explica que há vários destinos para os animais resgatados e muito trabalho a ser feito.
“Algumas pessoas não conseguem evacuar com seus animais. Algumas pessoas foram recusadas em estações de ônibus e estações de trem. E alguns deles foram recolhidos e enviados para abrigos temporário. Mas também estamos levando cães e gatos de abrigos da Ucrânia. Então existe uma combinação. Temos um monte de animais sem-teto que não têm para onde ir”, afirmou.
Ele conta também que há muito ativistas internacionais prestando auxílio. Há alguns dias, quatro ucranianos conseguiram salvar 20 cães em Kiev, mas não conseguiram deixar a cidade. Felizmente, um grupo sueco chamado Hundar Utan Hem (Cães sem Lar, em tradução livre) montou uma operação de emergência para salvá-los e levá-los à Polônia.
Apoio polonês
Desde a invasão russa na Ucrânia no final de fevereiro, o estudante de medicina Hamza Chowdhry passou três noites sem dormir em Kiev antes de decidir deixar a cidade. O jovem de 30 anos fez as malas e colocou latas cheias de combustível em seu carro. Antes de partir, ele pegou cuidadosamente o seu bem mais precioso: o seu gatinho. Em seguida, ele rumou em direção à Polônia. No caminho, ele viu tropas ucranianas e russas e o som de explosões. Havia gritos e pessoas em pânico correndo.
Chowdhry demorou 14 horas para chegar até Lutsk, no interior da Ucrânia. Ele precisou passar a noite em um pequeno hotel e pensava de que forma deixaria o país em segurança. No lugar certo e na hora certa, um grupo de voluntários poloneses estava no país resgatando animais e o universitário decidiu segui-los. “Eles eram voluntários vindos da Polônia até a Ucrânia para pegar animais. Eles estavam salvando humanos também”, disse em entrevista ao portal Vice.
Ativistas e voluntários da Polônia estão se mobilizando desde o início do conflito e se tornaram o principal ponto de apoio para resgatar animais na Ucrânia enquanto abrigos estão superlotados e foram atingidos por bombas. Janusz Żwański, um funcionário dos correios polonês que entrega antibióticos e capacetes para a Ucrânia durante seus dias de folga, às vezes resgata gatos ucranianos no caminho de volta para a Polônia e os coloca em segurança.
Entre os animais resgatados, há cães e gatos que se perderam dos seus tutores, mas também há animais que foram deixados para trás quando seus guardiões fugiram. Quase diariamente, ativistas poloneses, em vans, entram na Ucrânia por diversas pontos da fronteiras e resgatam dezenas de animais, além de levarem suprimentos para ajudar protetores e abrigos ucranianos. Há casos de animais desnutridos, desidratados e feridos por balas ou estilhaços.