A ativista em defesa dos direitos animais Emma Haswell, dirigente do Brightside Farm Sanctuary, está denunciando um caso de extrema crueldade e covardia contra ovelhas e cordeiros em uma fazenda na Tasmânia, na Austrália. Imagens que ela está ajudando a divulgar nas redes sociais, mostram animais sendo tosquiados por com serras elétricas por funcionários de uma fazenda. Os registros foram feitos pelos próprios abusadores, que riem diante do sofrimento e medo dos animais.
Emma espera que com a repercussão do caso, não só as autoridades tomem providências, como também a sociedade se conscientize sobre o abuso de animais. “As imagens mostram um tosquiador segurando uma ovelha brutalmente contra o chão enquanto outro homem chega com uma serra elétrica e começa a tosquiar a parte traseira do animal, que está visivelmente aterrorizado. Além do perigo, é um comportamento cruel, ignorante e idiota”, disse.
Desumanidade
A invasão russa na Ucrânia motivou ações solidárias em prol dos animais que estão presos no país assolado pela guerra, mas, infelizmente, há muitos oportunistas usando o conflito como mote para abusar e explorar outros animais sob o pretexto de ajudar refugiados ucranianos. Recentemente, dois pecuaristas britânicios pintaram a lã de várias ovelhas com as cores da bandeira da Ucrânia para vendê-las em um evento.
Lamentavelmente, o público não entendeu a dimensão da distorção do ato, antropocêntrico e tirânico. Todas as ovelhas, que terão como destino a morte e o consumo humano, foram vendidas e os pecuaristas arrecadaram cerca de £ 2.000 (cerca de R$12 mil). Relativizar vidas em um momento delicado é desonesto e covarde com esses animais indefesos.
A humanidade tem o hábito de classificar animais como domésticos, como cães e gatos, espécies escolhidas para serem protegidas e são indiferentes aos animais chamado de “criação”, cuja existência, só é justificável para atender os desejos humanos. O que muitos querem ignorar é que esses animais são tão inteligentes, sencientes e precisam ser respeitados.