Fotos: VAL
Na tarde desta quinta-feira, dia 9 de junho, o ativista Fernando Schell Pereira, membro-frundador da Vanguarda Abolicionista, ministrou uma aula sobre ética animal para alunos da EAJA – Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos das Faculdades La Salle, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A turma era de Ensino Fundamental, e foram ministradas duas aulas sobre ética animal, com lanche vegano no encerramento, em parceria com o restaurante Casa Verde.
“Nunca alguém havia me falado sobre isso”, foi o comentário mais ouvido. Foi a primeira oportunidade da maioria de ter contato com a ética aplicada aos animais, e também ter uma refeição que não significou a exploração dos não-humanos. Alunos com idades entre 18 e 70 anos assistiram vídeos como ‘Fulainho, o cão que ninguém queria’, ‘Vegana’ e ‘Uma vida interligada’, com explicações do palestrante, que é acadêmico de Filosofia.
A turma se surpreendeu com o lanche oferecido, que incluía nêga maluca, empadinhas e pizza portuguesa, sem ingredientes de origem animal. Algumas senhoras, experientes na culinária, ainda assim ficaram intrigadas ao saborear massas sem ovos, e sem prejuízo no sabor. Houve ainda distribuição de exemplares da Revista dos Vegetarianos, e dúvidas sobre a causa animal foram dirimidas.
“São pessoas que vieram de uma realidade delicada, percebe-se que às vezes é mais fácil terem interesse no veganismo por questões de saúde, mas muitos ali entenderam que a vítima da violência ou abandono sofre se humano ou não-humano, identificando pontos em comum com sua historia pessoal”, avalia Pereira.