Muitas pessoas não abrem mão de viajarem com seus animais domésticos. Quem for voar, poderá encontrar agora um serviço de bordo exclusivo para cães e gatos.
A ideia é uma parceria da Purina, marca de alimentos para cães e gatos, com a companhia aérea brasileira Azul. O voo inaugural aconteceu na tarde desta terça-feira (29/11) no trecho que liga os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Recife (PE).
Assim como para os passageiros humanos, o serviço de bordo para os animais é gratuito, sendo cobrada apenas a tarifa de transporte dos cães e gatos na cabine de passageiros.
Na Azul, esse preço varia de R$ 250, em voos dentro do Brasil, a R$ 1.575, em voos na classe executiva, tanto para gatos quanto para cachorros de pequeno porte.
Como funciona? Quem quiser levar o animal a bordo, deve seguir algumas regras que a companhia aérea determina.
Entre elas:
– O animal e o container de transporte (mala rígida ou flexível) devem pesar até 7 kg;
– Esse container deve ter as medidas máximas de 20 cm altura por 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento;
– Obedecer à lista de assentos onde o transporte dos animais é permitido (disponível no site da companhia);
– Transportar apenas um animal por passageiro;
– Respeitar o limite de até três animais domésticos por voo nos destinos nacionais e até cinco em voos internacionais;
– Estar com carteirinha de vacinação e todas as vacinas atualizadas;
– Obter um atestado do veterinário autorizando a viagem.
Como a reserva para o transporte do animal é feito com antecedência, a equipe da companhia aérea já estará ciente do embarque do animal e poderá oferecer os petiscos à vontade na viagem.
Os alimentos serão dados aos animais, inicialmente, ao final do voo, como recompensa pelo comportamento e como um momento de descompressão para eles.
Serão oferecidos os petiscos Dog Chow para cães e Friskies Party Mix para os gatos, com três sabores cada um.
Em quais voos está disponível? Inicialmente, o serviço estará disponível em voos partindo de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Recife, Belém (PA), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Segundo as empresas, essa é a primeira vez que que uma marca de produtos para animais domésticos e uma companhia aérea firmam parceria para esse tipo de cuidado especial durante o voo.
O benefício está disponível apenas para os animais que viajam na cabine com os seus tutores.
Transporte de animais em voos: Felipe Masson, gerente geral de experiência do cliente da Azul, cerca de 1.500 animais viajam nos aviões da empresa por mês.
“Sabemos da importância que os pets têm na vida de seus tutores. Muitos estudos já apontaram que ter um animal doméstico por perto traz muitos benefícios para a saúde e mente das pessoas. […] Com a parceria com a Purina, reforçamos nossa missão de proporcionar a melhor experiência a bordo de nossas aeronaves, seja ela para clientes ou para estes que são nossos companheiros inseparáveis”, diz o executivo.
Para Julia Valente, diretora de marketing da Purina Brasil, é preciso reconhecer a importância da presença desses animais junto aos seus tutores nas viagens. “Hoje eles são parte importante de muitas famílias brasileiras e com a nossa parceria conseguimos promover ainda mais momentos especiais, reforçando agora que pessoas e pets viajam melhor juntos” diz Julia.
A aérea ainda personalizou um avião Airbus A320neo da com a frase ‘Pessoas e pets viajam melhor juntos’, em alusão à iniciativa.
Nota da Redação: A ANDA reconhece o avanço, mas é preciso incluir animais maiores nas cabines. Deixar espaço para que cães grandes também sejam transportados e não sejam vítimas de preconceito pelo tamanho. Que tal, @azulinhasaereas incluir cães até 50kg? Isto pode ser feito reservando um espaço de poltrona para um animal maior. Retira- se o assento e coloca o cachorro no espaço e cobra- se o valor cheio do assento. Inclusão sempre.
Fonte: UOL