Um cavalo morreu após ser estrangulado durante uma ação do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, na manhã dessa quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires, Zona Norte da capital. O caso foi registrado em vídeo e causou revolta e comoção entre testemunhas.
Procurado, o Centro de Controle de Zoonoses informou que está averiguando o procedimento realizado com o animal. Afirmou também que ouviu os envolvidos e vai procurar as pessoas que presenciaram o ocorrido “para tomar providências”.
Em entrevista à TV Clube, o tutor do cavalo, o carroceiro Júlio César Santos, contou que deixou o animal em frente à sua residência, após uma manhã de serviços, foi buscar uma das filhas na escola.
Sozinho, o cavalo teria se soltado e sido visto por uma equipe do Centro de Zoonoses que transitava pela região. O animal resistiu em ser capturado e foi laçado.
“Eu cheguei por volta das 10h, porque 10h30 tenho que buscar minha filha no colégio, e deixei ele comendo na frente de casa. Ele soltou e, nas proximidades de casa, o pessoal da coletagem encontrou e, ao tentar colocar ele dentro do caminhão, não tiveram cuidado, não souberam trabalhar”, comentou o tutor.
Nas imagens registradas por testemunhas, é possível ver o cavalo caído ao chão após a tentativa de remoção, convulsionando. No chão, há bastante sangue do animal, que também apresentou sangramentos no nariz, boca e ouvidos.
“Como é que vocês vão conduzir um animal dessa forma? Tá certo o que vocês fizeram?”, questiona um morador na gravação.
“O certo era puxar de lado pra subir a rampa e terminaram matando o cavalo, quebraram as veias dele. Não tinham equipamento pra trabalhar e trabalharam errado”, lamentou o guardião.
Fonte: G1