EnglishEspañolPortuguês

Associação receia destruição de ninhos de aves por atropelamento

5 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Almargem, associação ambientalista portuguesa, alertou para o risco de destruição em que se encontra uma colônia de mais de meia centena de aves na zona da Barrinha, na praia de Faro, no sul do país.           
     
“Uma colônia de cerca de 60 ninhos de andorinha-do-mar-anã (sterna albifrons) e de borrelho-de-coleira-interrompida (charadrius alexandrinus) corre atualmente sério perigo de ser destruída na zona da Barrinha”, alerta a Almargem.

A associação ambientalista lamenta que, “em plena época de nidificação e eclosão de ovos”, se sucedam “os ‘passeios’ incontrolados pelas dunas, nomeadamente com ‘quads’ (motos de quatro rodas)” nas zonas de nidificação.

“A própria capitania do porto de Faro, certamente por desconhecimento, costuma frequentar o local nas suas ações de vigilância, invadindo de motociclo as zonas de cria”, sublinha a Almargem, frisando que “o Parque Natural da Ria Formosa, infelizmente, nada tem feito para isolar e condicionar o acesso aos locais de nidificação”.

Neste contexto, a Almargem quer, da parte do Parque Natural da Ria Formosa, “uma intervenção imediata” para preservar um “precioso valor natural”, que “é uma das razões da sua existência”.

Fonte: Observatório do Algarve

Você viu?

Ir para o topo