EnglishEspañolPortuguês

Associação denuncia casos de maus-tratos e abandono de animais

24 de dezembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Associação Pelos e Patas enviou um release à imprensa com denúncias de maus-tratos a animais ocorridos em Fernandópolis. A cooperativa ainda alerta para a ilegalidade do procedimento e que os envolvidos podem responder criminalmente.

Segue o texto produzido pela entidade, na íntegra:

“Infelizmente têm acontecido muitos casos de abandono de animais em nosso município, precisamos fazer um trabalho de orientação, conscientização, denuncias para promotoria, policia civil, militar, ambiental em busca da dignidade e respeito a vida.

O final de ano se aproxima, e com as festas de Natal e Ano Novo, muitas famílias viajam e aumenta o abandono de animais domésticos.

A Associação de Amigos em Defesa dos Animais Pelos e Patas, busca um trabalho de conscientização e orientação para que a família que for viajar, peça para um parente, vizinho ou amigo cuidar dos animais, mas não os abandonem.

Abandonar animais é crime de acordo com o artigo 32 da lei 9.605, de 1998, cuja pena é de 03 meses a um ano de detenção e multa. A pena aumenta de 1/6 a 1/3 se ocorre morte do animal.

Se alguém ver uma pessoa abandonar algum animal, principalmente com veículo, anote a placa, denuncie á policia militar ou civil, seja mais um defensor da vida.

A consequência do abandono

No dia 17 de dezembro foi encontrado um cão que foi abandonado por uma pessoa insensata.

O pequeno cão estava muito fraco, com fome e machucado, provavelmente foi vítima de um acidente ou uma agressão de um animal maior e nos seus ferimentos tinha aproximadamente duas mil larvas (miiase – bicheiras) que “comia” vivo o dorso (costa) deste indefeso animal. (Parte da sua carne foi “comida” e necrosada).

Membros da Associação PELOS E PATAS, juntamente com uma veterinária tentou dar assistência, mas infelizmente não resistiu a tanto sofrimento e hoje veio a óbito.

Fonte: Região Noroeste

Você viu?

Ir para o topo