EnglishEspañolPortuguês

URGENTE

Associação Bem-estar Animal Amigos da Célia (ABEAC) luta para manter mil animais com pouca ajuda

Esta é a pior crise vivida pela ONG em duas décadas de existência

25 de setembro de 2024
Redação
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Instagram da ABEAC

Fundada em julho de 2003, a Associação Bem-estar Animal Amigos da Célia (ABEAC) acumula dificuldades ao longo destes 21 anos de existência – nada diferente do que acontece com outras organizações sem fins lucrativos que se destinam a acolher e ajudar os animais, não fosse por um detalhe: os mais de 500 animais considerados não “adotáveis”. Esse grupo é formado por idosos ou animais que possuem algum tipo de deficiência. São cegos, amputados ou possuem patas atrofiadas; ou seja, precisam de cuidados e medicamentos específicos.

Ao todo, são mais de mil animais, entre cães e gatos, que são cuidados por 16 funcionários que atuam na manutenção do canil e uma veterinária, que ministra medicamentos e faz exames. O consumo diário de ração no canil é de 400 quilos. Isso significa que o custo de um animalzinho é de 210 reais por mês, que compreende alimentação, veterinários, medicamentos, vacinas, os funcionários e as despesas de manutenção. Multiplique esse valor por mil e você terá a noção do tamanho do desafio a ser superado todos os meses.

Com ajuda de amigos que se mobilizaram, foram arrecadados os recursos necessários para pagar os salários deste mês, mas os animais que vivem lá podem ficar sem alimentação caso a ABEAC não arrecade mais 26 mil reais – o suficiente para comprar quatro toneladas de ração. No caixa da entidade há apenas 2,6 mil.

Depois da pandemia, os recursos se tornaram ainda mais escassos e o problema do abandono apenas aumentou. Para piorar, os doadores pontuais sumiram desde que o e-mail da ABEAC foi denunciado como spam por pessoas que não queriam mais receber as correspondências com pedidos de ajuda.

A história da ABEAC

Foto: Instagram da ABEAC

Em 23 de junho de 2003 a protetora Célia Sciumbata faleceu, deixando quase 300 cães órfãos. Sete dias depois, em 30 de junho de 2003, um grupo de pessoas que não se conheciam foram até o abrigo ver a situação dos animais e tentar de alguma forma ajudar os que estavam abandonados. E assim nasceu a Associação Bem-estar Animal Amigos da Célia (ABEAC), uma associação sem fins lucrativos legalmente constituída.

Nestes 21 anos, a ABEAC já viabilizou a adoção de 2000 animais que foram aceitos em famílias que os tratam com respeito, amor e dignidade.​ A entidade busca ajuda de pessoas que amem animais. Mas também quer  sensibilizar aqueles que não tenham uma conexão forte com a causa animal, mas que possuam bom coração e possam apoiar a causa de alguma forma, além de voluntários, protetores, potenciais tutores e padrinhos. Conheça o trabalho da ABEAC.

Como ajudar

PIX: [email protected] – Caixa

PIX: 06.164.870/0001-82 – Itaú

Itaú (341) AG 0772 C/C 52385-8

Abeac Associação Bem-estar Animal Amigos  da Célia

CNPJ: 06.164.870/0001-82

    Você viu?

    Ir para o topo