EnglishEspañolPortuguês

Associação Animal protesta contra imagem publicitária de restaurante

28 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Esta fotografia provocou um coro de protestos

Uma fotografia com empregados sorridentes exibindo dois porcos desventrados promove na Internet o restaurante “Torricado”, situado no Campo Pequeno, em Lisboa, Portugal. A imagem provocou a indignação da Associação “Animal” que, na semana passada, apelou aos seus simpatizantes que protestassem contra aquela forma de fazer marketing.

Um coro de protestos logo se seguiu através de emails enviados para os responsáveis do restaurante. “Falta de respeito”, “absolutamente vergonhoso”, “barbaridade” são alguns dos comentários de uma longa lista dos defensores dos direitos animais que continuam a reagir contra a fotografia publicitária.

Mais indignados, porém, ficaram com a resposta que hoje receberam: “Muito obrigado por se ter dado ao incômodo de nos alertar para esta situação. Pedimos desculpa por ter ferido a sua sensibilidade tão delicada. Sabemos que o Campo Pequeno é um centro de polêmica, no entanto, nós humildes cozinheiros e empregados de mesa olhamos para isso de outra forma. O porco no espeto é a nossa principal especialidade e ficamos satisfeitos por haver tantos comensais, principalmente nos dias de tourada. No entanto e … tendo em conta os vários emails que recebemos no mesmo dia e sensivelmente à mesma hora, decidimos pensar seriamente no assunto: talvez substituir os porcos por “bois, vacas, galinhas, cabras, bodes ou carneirada. Também pensamos mudar os menus e retirar todos os animais da nossa alimentação. Fomos tão fundamentalistas que ficamos com ruidosa flatulência e abundante diarreia. Por isso lhe perguntamos sem qualquer tabu, será que vossa Excelência conhece algum remédio para esta angustiante e horrível caganeira?! Aproveitamos para informar que vamos fechar o restaurante para reflexão… Respeitosamente, O Torricado”

Uma resposta que Rita Silva, presidente da “Animal” considera “vergonhosa e de profundo mau gosto”.

Contatado pelo Público, Luis André Marques, que se identifica como “antigo proprietário” do restaurante, começa por esclarecer que aquele encerrou a atividade há cerca de 15 dias e que a fotografia que ilustra a página do restaurante na Internet já existe “há dois anos e meio”, sem nunca ter suscitado “qualquer reclamação”.

Quanto à resposta enviada aos simpatizantes da associação “Animal”, Luis André Marques, que refere ser “também simpatizante das associações protetoras dos animais” considera que aquela “não é ofensiva”, foi antes escrita num “tom carregado de humor inteligente” por um funcionário que “já se foi embora”. E adianta ter recebido mensagens, essas sim, “insultuosas” da parte dos apoiantes dos direitos dos animais relativamente às quais o seu advogado irá agir.

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo