Em sessão especial, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo reuniu, no dia 23 de novembro, parlamentares e representantes de instituições governamentais e não governamentais para debater as Políticas Públicas de Proteção e Defesa dos Animais. A A WSPA, Sociedade Mundial de Proteção Animal, foi representada pela Gerente de Desenvolvimento Elizabeth MacGregor, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição nos 156 países em que atua. O deputado estadual Dr. Hércules (PMDB-ES) foi o responsável pela articulação do encontro, ao lado da Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo (AMAES), instituição afiliada à WSPA, Instituto ORCA, Fórum Capixaba em Defesa dos Direitos dos Animais (FOCA), Grupo GALA e Sociedade Protetora dos Animais do ES.
Rômulo Vitório, diretor de Educação Humanitária em Bem-Estar Animal da AMAES, explica que a organização propõe que a educação humanitária seja um dos pilares das atividades desenvolvidas no Espírito Santo. Segundo ele, a intenção é oferecer ao governo estadual parceria para implantação da disciplina no currículo das escolas do ensino fundamental.
Para Vitório a iniciativa do Poder Público Estadual de abrir espaço para o debate com outras autoridades, de diferentes áreas, além das organizações voltadas à proteção animal, é fundamental para a formulação de políticas públicas visando mudar a realidade de maus-tratos e abandono de animais.
De acordo com os organizadores, o encontro deverá ser reeditado no próximo ano.
Fonte: OLA