EnglishEspañolPortuguês

ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO

Assembleia da Califórnia (EUA) aprova lei que promete melhorar a mobilidade de animais silvestres

Diversas espécies em extinção estão com dificuldades de se reproduzir e alimentar por conta do urbanismo e essa nova lei pretende melhorar isso

6 de junho de 2024
Por Karen Lapizco | Tradução: Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: National Park Service | Wikimedia Commons

A Assembleia da Califórnia aprovou recentemente a Lei Espaço para Vagar, aproximando a melhoria da conectividade da vida selvagem em todo o estado da realidade. O Projeto de Lei 1889 da Assembleia agora aguarda a aprovação do Senado estadual.

Elaborado pela Deputada Laura Friedman, o Projeto de Lei 1889 é o primeiro do seu tipo e exigiria que os governos locais considerassem e implementassem medidas para proteger a conectividade da vida selvagem como parte de seus planos gerais. A legislação proposta incentiva um desenvolvimento melhor planejado, com cercas, iluminação e outras formas amigáveis à vida selvagem para promover o movimento dos animais.

“Somos sortudos por termos paisagens protegidas na Califórnia, mas os animais estão sofrendo enquanto seus lares são fragmentados por um desenvolvimento mal planejado,” disse J.P. Rose, diretor de políticas de Terras Selvagens Urbanas no Centro para a Diversidade Biológica. “Se as cidades levarem em consideração as necessidades deles ao tomar decisões sobre o uso do solo, isso fará uma grande diferença para os animais em dificuldade, incapazes de vagar.”

O habitat das espécies mais ameaçadas da Califórnia, incluindo pumas, tartarugas-do-deserto e rãs-de-pernas-vermelhas-da-Califórnia, tem sido fragmentado pelo desenvolvimento excessivo e práticas de desenvolvimento negligentes, colocando em risco sua sobrevivência no estado. Com o movimento tão restrito, os animais não conseguem encontrar comida, abrigo ou parceiros adequados, levando a uma endogamia prejudicial.

“A Lei Espaço para Vagar garante que o planejamento essencial a nível local funcione para harmonizar nossas paisagens com as necessidades da comunidade e da vida selvagem,” disse Mari Galloway, diretora da Califórnia na Rede de Terras Selvagens. “Ao considerar as necessidades da vida selvagem desde o início, os planos gerais se alinham com os investimentos em conservação para promover a biodiversidade e paisagens resilientes ao clima.”

A Lei Espaço para Vagar, patrocinada pelo Centro e pela Rede de Terras Selvagens, estabelece diretrizes claras para que as cidades abordem a conectividade da vida selvagem em seus planos de longo prazo. O projeto de lei baseia-se na legislação existente que exige que o Caltrans priorize estruturas de travessia de vida selvagem ao melhorar ou construir estradas. A Lei de Estradas Seguras e Proteção da Vida Selvagem, também patrocinada pelo Centro e pela Rede de Terras Selvagens, foi sancionada em 2022.

Fonte: World Animal News

    Você viu?

    Ir para o topo